Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Era Vitoriana

Passado intocado: quando um casal encontrou uma cozinha da Era Vitoriana em casa

Construído há cerca de 200 anos, o ambiente intacto conta com um livro de receitas, panelas e fogões do século 19

Pamela Malva Publicado em 14/06/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da grande mansão onde a cozinha foi encontrada - Divulgação
Foto da grande mansão onde a cozinha foi encontrada - Divulgação

No final de 2011, um casal se mudou para uma enorme mansão em Cefn Park, perto de Wrexham, no Reino Unido. Com decoração vintage, a casa apresentava diversos quartos e, curiosamente, uma sala bloqueada.

Buscando desvendar o mistério do quarto escondido, Archie Graham-Palmer e Philippa, os novos moradores, fizeram de tudo para abrir a porta. Quando finalmente o fizeram, encontraram uma cozinha completa, datada da Era Vitoriana.

Após pesquisarem mais sobre a casa, com a ajuda de especialistas, o casal descobriu o nome de um dos antigos proprietários da mansão. Soldado da Brigada Leve de 1854, Sir. Roger William Henry Palmer é um dos nomes presentes nos registros da residência.

Archie Graham-Palmer e Philippa, o casal que encontrou a cozinha / Crédito: Divulgação

Artefatos de uma vida

Construído há 200 anos, no início do século 19, o cômodo conta com uma enorme mesa de madeira, um fogão antigo, panelas, frigideiras, bules de chá e extintores de incêndio. Além dos artefatos, o casal ainda identificou alguns potes de geléia com as iniciais VR, em referência ao nome Victoria Regina.

Archie e Philippa ficaram ainda mais impressionados quando encontraram um livro de culinária do século 19 em perfeito estado. “Foi deixado como costumava ser”, contou o dono da casa, em entrevista ao jornal Cascade, na época do achado.

Especialistas foram convidados para restaurar e estudar a cozinha vitoriana. A partir das análises, descobriu-se que as paredes do ambiente foram pintadas com pigmentos azul e amarelo, feitos de casca de ovos, giz e ossos de animais esmagados.

Balcão da Era Vitoriana encontrado na cozinha / Crédito: Divulgação

O passado de uma era

Acredita-se que a cozinha ficou escondida por 60 anos, após servir de abrigo subterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial. Antes disso, ela teria sido abandonada desde a Era Vitoriana, juntando pó por longos 100 anos.

Archie e Philippa agora pensam que a sala passou a ser usada como galpão antes de ser bloqueada, ao final do conflito mundial. “Até alguns meses atrás, estava cheia de caixas e cobertores velhos para cavalos”, disse o dono da mansão, à época da descoberta.

Registros antigos sobre a casa, encontrados após pesquisas, revelaram alguns dos trabalhadores da propriedade, contratados em meados de 1881. Entre os empregados estavam um mordomo, um manobrista, duas domésticas, um jardineiro e um cocheiro.

Confira mais fotos da cozinha da Era Vitoriana:

Dois dos ambientes da cozinha / Crédito: Divulgação

Bule de chá antigo / Crédito: Divulgação

Alguns dos utensílhos encontrados nos balcões / Crédito: Divulgação

Fogão da Era Vitoriana e extintor de incêndio (vermelho, à direita) / Crédito: Divulgação

Sinos usados para comunicação / Crédito: Divulgação


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2MKJBxT

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) - https://amzn.to/33Df4cg

Vitória, Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/2ByJZuj

Rainha Vitória, Lytton Strachey (2016) - https://amzn.to/2pF6gE3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W