Matérias » Cultura

Passagem Literária: Embaixo da Avenida Paulista, um local rico em cultura que muitos não conhecem

Localizado em São Paulo, o espaço abriga ilustres grafites e um sebo permanente. Veja as imagens!

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/06/2021, às 09h00

Entrada da Passagem Literária
Entrada da Passagem Literária - Victória Gearini

Na pressa do dia a dia, algumas manifestações artística podem passar despercebidas, como um grafite diferente em uma determinada rua, uma apresentação ao ar livre, entre outros. Mas fato é: sem a arte a vida teria menos cor, menos movimento. 

Embora às vezes as manifestações culturais não sejam devidamente notadas, elas são fundamentais para contar a história de um povo, de uma região e até mesmo histórias pessoais. 

São Paulo, a famosa terra da garoa, é a pura representação artística. A cidade onde os grafites ganham vida. Onde as luzes dos carros e prédios sempre tem algo a dizer.  

Localizada no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, a Passagem Literária cumpre esse papel. O ambiente tranquilo em meio ao caos urbano, é na verdade um espaço cultural e artístico subterrâneo, que muitos não conhecem.

De degradação a símbolo cultural 

Segundo a Veja, o local foi inaugurado durante a década de 1970. Entretanto, durante um tempo, a aparência suja e degradada do espaço afastava os visitantes.

Revistas e livros no sebo permanente / Crédito: Victória Gearini

 

“Antes as pessoas tinham medo de passar aqui”, disse a então representante da associação, Odete Carvalho, em entrevista à Veja. 

Em 2005, a prefeitura de São Paulo convidou a Associação Via Libris para administrar a Passagem Literária. A partir disso, a organização transformou o ambiente antes não bem visto, em um local que hoje é visto como símbolo de cultura e arte da cidade. 

Arte em meio ao caos 

Logo na entrada do túnel é possível se deparar com cartazes de grandes nomes que impactaram a História, como Hilda Hilst, Martin Luther King e Ferreira Gullar. Alguns dos outros grafites foram assinados, ainda, por artistas renomados, como Cranio, Titi Freak e Mundano

É possível se deparar, ainda, com um cartaz autografado pelos atores do filme francês Perdidos em Paris. Conforme a Veja, em 2017, algumas cenas da produção foram repetidas na Passagem Literária.

Grafite da Passagem Literária, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

No interior, há exposições de artes plásticas, fotografias, shows e performances, segundo o Catraca Livre. Além disso, o local conta com um sebo permanente, com livros e revistas atemporais. 

Devido a importância para a cidade de São Paulo, a passagem já foi palco para vários outros eventos, como memoráveis apresentações de trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.

Repleto de atividades interativas, o espaço é perfeito para quem busca fugir do caos urbano e, ao mesmo tempo, deseja mergulhar em um universo em que só há lugar para arte e cultura. 

Confira abaixo mais imagens da Passagem Literária.

Escadaria da Passagem Literária / Crédito: Victória Gearini

 

Grafite no interior do espaço, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Colagens de revistas na parede da passagem, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Arte em exposição, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Entrada do espaço / Crédito: Victória Gearini

 

Grafite no interior do local, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Artes no interior do local, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

+Saiba mais sobre cultura por meio da Amazon: 

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W