Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Quando 'Pássaros Feridos' gerou um cômico momento na televisão brasileira

O seriado norte-americano foi capaz de mobilizar Silvio Santos a usar uma carta na manga

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/05/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do elenco de Pássaros Feridos - Divulgação / ABC
Fotografia do elenco de Pássaros Feridos - Divulgação / ABC

Em 1985, o SBT de Silvio Santosfazia questão de comemorar o aniversário da emissora com estilo. Em 18 de agosto daquele ano, um dia antes do canal completar quatro anos no ar, anunciou que, no dia seguinte, estrearia a minissérie norte-americana Pássaros Feridos.

Lançada originalmente em 1983 pela rede ABC, o sucesso internacional estrelava o galã Richard Chamberlain no papel do padre Ralph de Cribassart, vivendo o dilema amoroso de escolher entre a religião e sua paixão, Meggie Cleary, incorporada pela atriz Rachel Ward.

A aquisição dos direitos da série, feita meses antes, custou 130 mil dólares ao 'homem do Baú'. Além disso, acarretou em centenas de anúncios entre os intervalos comerciais, jornais e até mesmo emissoras de rádio.

Toda a especulação resultou em muita curiosidade da audiência pela produção — e consequentemente, do mercado publicitário; de acordo com a TV História, o então diretor de marketing do SBT, Ricardo Ramos, revelou que cinco cotas de publicidade foram vendidas, totalizando mais de 2 bilhões de cruzeiros. 

Confronto direto

Na época, a TV Globo transmitia capítulos inéditos de Roque Santeiro — que foi o sucesso da emissora em suas duas exibições, sendo a única a atingir 98 pontos de audiência em seu capitulo final, quase a totalidade de televisores no país, como noticiou o jornal Extra. Silvio, no entanto, teve uma estratégia diferente para anunciar seu destaque na véspera da transmissão.

O comunicador garantiu que Pássaros Feridos só seria exibida após o término da novela global, de maneira que ninguém perdesse o capítulo.

Mensagem durante desenho avisa chegada de atração / Crédito: Divulgação / YouTube / SBT / Êgon Bonfim

A Folha noticiou na época (veja abaixo) que a Globo aumentou a duração do Jornal Nacional e a novela Roque Santeiro para uma exibição especial. Como consequência, Pássaros Feridos já estaria na metade quando o público migrasse.

Jornal noticia desencontros de programação entre SBT e Globo, em 1985 / Crédito: Divulgação / Folha de S. Paulo

Cumprindo a promessa

O SBT não deu trégua para a promessa, criando uma estratégia para não perder a produção. Ao invés de exibir no horário usual do encerramento da novela, cumpriu a promessa de Silvio e, enquanto a Globo não terminava Roque Santeiro, transmitiu episódios de A Pantera Cor-de-Rosa, além de contar com pequenos flashes de jornalismo anunciando o aguardo.

Quando a emissora de Roberto Marinho finalmente encerrou a produção, o desenho foi interrompido e o seriado norte-americano foi iniciado. O SBT atingiu um acréscimo de quatro vezes mais. Conforme apurado pelo portal Notícias da TV, a minissérie rendeu picos de 41 pontos no IBOPE.

O sucesso reverberou até o fim da transmissão original, sendo comentada por Silvio Santos: "Pelo visto, a concorrente atrasou a programação por nossa causa, mas vamos continuar cumprindo a promessa, embora a intenção não seja fazer guerra”, concluiu em entrevista à Folha na época.

Confira a gravação do momento de espera promovido pelo SBT.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W