Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Pelo teto de sua cela: A fuga de Lázaro Barbosa em 2018

Atualmente procurado por uma força-tarefa com 200 policiais, o suspeito da chacina no Distrito Federal havia sido condenado por assassinato e estupro, mas conseguiu escapar de maneira inusitada da prisão

Alana Sousa Publicado em 19/06/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carros dos policiais que buscam por Lázaro, em 2021 - Divulgação/ Polícia Militar
Carros dos policiais que buscam por Lázaro, em 2021 - Divulgação/ Polícia Militar

Uma força tarefa, com mais de 200 agentes, busca incansavelmente Lázaro Barbosa pelo décimo primeiro dia. O brasileiro de 32 anos é suspeito de ter cometido uma chacina contra uma família do Distrito Federal, deixando quatro mortos, no começo de junho.

Além do recente massacre, Barbosa também é acusado de ter assassinado, com golpes de machado, um idoso em Goiás, no ano de 2020. Após os homicídios de semanas atrás, Lázaro conseguiu fugir e se encontra atualmente foragido da polícia.

Ainda que os esforços sejam máximos para capturar o suposto serial killer o mais rápido possível, esta não é a primeira vez que Barbosa causa problemas na Justiça e consegue fugir de policiais.

Policiais fazendo buscas pela região onde Lázaro pode estar/ Crédito: Divulgação/ TV Globo

A fuga de Lázaro Barbosa

Em março de 2018, o homem havia sido preso próximo a uma padaria no município Águas Lindas de Goiás, na época, havia três mandados de prisão “por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro”, conforme informou a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), repercutido pelo G1.

Embora tenha resistido à prisão, policiais em uma viatura o alcançaram e levaram-no detido para a cadeia em Águas Lindas. As acusações eram referentes a um homicídio ocorrido na Bahia, em 2007, e um estupro que aconteceu na capital federal, no ano de 2009.

Imagens do buraco na cela pelo qual Lázaro escapou / Divulgação/ Polícia Militar

Na prisão, Lázaro e outros quatro detentos planejaram uma fuga, sendo marcada para acontecer em 23 de julho daquele ano. Por um buraco no teto da cela, os cinco criminosos conseguiram quebrar as telhas e o forro e, então, escapar — mas apenas Barbosa não foi encontrado pela polícia.

“Aproximadamente às 2h da manhã, os presos da cela ADM02 tentaram fuga pelo teto da cela. O agente que se encontrava na guarita percebeu a fuga e efetuou disparos contendo a fuga em massa. Após conferência nominal, verificaram que apenas um preso havia foragido, se tratando da pessoa de Lázaro Barbosa Souza”, disse a polícia em boletim de ocorrência registrado no dia seguintes.

Assim, a primeira busca por Lázaro começou. Agentes da Polícia Militar procuraram o foragido pelas redondezas de Goiás e do Distrito Federal, até que 8 dias depois, em 31 de julho, Barbosa foi avistado em uma moto.

Lázaro foi registrado em câmera de segurança / Divulgação/Youtube/SBT Jornalismo

Ao notar a presença dos policiais, ele ligou o veículo e fugiu, mas dessa vez com as autoridades o perseguindo. Durante a eletrizante busca, o criminoso caiu e ainda conseguiu trocar tiros com os oficiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT).

Rapidamente, Lázaro correu e entrou em uma chácara rodeada pela mata; um helicóptero auxiliou nas buscas pela floresta, porém, ele não foi localizado. Apenas 3 anos mais tarde, em junho de 2021, que o homem voltou a ser notícia, ganhando a atenção total dos veículos de imprensa. Dessa vez por ser suspeito de assassinar uma família em Ceilândia, Distrito Federal. 

Mais uma vez, Lázaro Barbosa permanece a solta, causando pânico na população e repetindo sua estratégia para evitar ser pego pela polícia.


+Saiba mais sobre crimes brasileiros através de grandes obras disponíveis na Amazon:

A Vida Do Ives Ota - O Mensageiro Da Paz, de Ota Iolanda Keiko (1999) - https://amzn.to/3cf2qEQ

Suzane: assassina e manipuladora, de Ullisses Campbell (2020) - https://amzn.to/2WFlLso

O pior dos crimes: A história do assassinato de Isabella Nardoni, de Rogério Pagnan (Ebook) - https://amzn.to/2WD1tQj

Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio, de Paula Sarapu e outros (Ebook) - https://amzn.to/2WCFvg5

Os Crimes Mais Cruéis do Brasil: Conheça os casos que mais chocaram o país, de Editora O Curioso (Ebook) - https://amzn.to/2SNqdnI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W