Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Saúde

Perfurações no crânio: Conheça a trepanação, mais antigo procedimento cirúrgico

A técnica de perfuração craniana tem seu primeiro registro há 8 mil anos — e influenciou tratamentos modernos de hemorragia

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 14/12/2020, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração demonstra técnica de trepanação - Wikimedia Commons
Ilustração demonstra técnica de trepanação - Wikimedia Commons

Ao longo dos séculos, as práticas humanas em ações cotidianas visaram melhorar o comportamento, alimentação, segurança e, principalmente a saúde, evoluindo práticas nos cuidados de acordo com o avanço tecnológico.

Contudo, se engana quem imagina que interferências médicas no corpo humano iniciaram de pouco a pouco, dificultando as operações gradativamente. O mais antigo procedimento cirúrgico conhecido na história é a trepanação.

Trata-se de uma singular técnica que fazia orifícios no crânio, os abrindo cuidadosamente para acessar o cérebro como se fosse uma caixa de botões, visando "tratar ferimentos" e "doenças mentais".

As perfurações, feitas com o auxílio de um instrumento pontudo com uma rosca, semelhante um saca-rolhas, permitia a penetração em um círculo perfeito, diferente de buracos decorrentes de traumas.

Os mais antigos registros arqueológicos beiram 8 mil anos, sendo encontrados em civilizações pré-colombianas e nas primeiras civilizações europeias, porém, com o aprimoramento da técnica.

As primeiras civilizações utilizavam pedras pontudas e lâminas de obsidiana, de maneira mais obstrutiva. Quando humanos passaram a manipular metais, a trepanação adquiriu sua forma mais conhecida.

Manual ensina como e com quais instrumentos deve-se realizar a trepanação / Crédito: Wikimedia Commons

A arte 

Um dos principais momentos da trepanação partiu do grego Hipócrates, considerado o pai da medicina. De acordo com um artigo do neurocirurgião Graham Martin no Journal of Clinical Neuroscience, o grego viajou até a França por volta de 400 a.C., quando descobriu que o procedimento já acontecia regularmente há séculos, passando a ser integrado em sua rotina médica.

A justificativa europeia era de que o método poderia aliviar a pressão sanguínea cerebral, eliminar possíveis "manifestações demoníacas" ou, simplesmente, quando o médico achasse válido.

Na América do Sul, no entanto, a definição do uso era simples e direta; trepanação tratava as dores de cabeça — também sem embasamento científico.

De acordo com a revista Galileu, o auge dos registros da trepanação foi no século 15, quando a cirurgia foi associada à cura dos problemas mentais. No entanto, apenas a perfuração era feita, sem nenhuma manipulação cerebral, afirmando que o pedaço do osso era uma espécie de "pedra da loucura", de cunho sobrenatural.

Exemplo de crânio encontrado por arqueólogos com sinais de trepanação / Crédito: Wikimedia Commons

Na modernidade

O registro mais recente de trepanação sendo realizada com os intuitos propostos na antiguidade foi realizado em 1965, pelo bibliotecário holandês Bart Huges.

Expulso da escola de medicina na Universidade de Amsterdã, fez questão de defender a tese de que a perfuração equilibraria o fluido cérebro-espinhal com a proporção de sangue, melhorando a funcionalidade do cérebro.

Dessa maneira, ele utilizou uma broca de dentista operada com um pedal e realizou um furo no crânio, afirmando que não apenas foi indolor, mas documentando a perfuração em vídeo com o auxílio da diretora de cinema Amanda Feilding. O rapaz costurou a pele e viveu por mais 39 anos, sem apresentar queixas com o buraco.

Na medicina moderna, uma versão mais segura da trepanação foi adaptada e é utilizada em casos de emergências médicas; a craniotomia também realiza um furo no crânio, mas é utilizada para interromper hemorragias cerebrais com drenagens.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Medicina Macabra, de Morris Thomas (2020) - https://amzn.to/2RzES5S

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) - https://amzn.to/2uEVDDw

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W