Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Pérolas da TV brasileira: Quando 'Short Dick Man' tocou em um programa infantil

Em 1995, a cantora norte-americana Gilette foi ao palco do Xuxa Hits e cantou a música da trilha sonora 'Quatro por Quatro'

Wallacy Ferrari Publicado em 25/04/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantora Gilette (esq.) se apresenta no programa de Xuxa (dir.) em montagem - Divulgação / TV Globo
Cantora Gilette (esq.) se apresenta no programa de Xuxa (dir.) em montagem - Divulgação / TV Globo

Os anos 1990 foram palco para inúmeros episódios eternizados na cultura popular do Brasil; desde os quiméricos episódios da banheira do Gugu competindo com o sushi erótico de Faustão, até mesmo a ascensão do sertanejo dor-de-cotovelo e sucesso do grupo Mamonas Assassinas.

A principal estrela da televisão, cinema e música brasileira na década não poderia ficar de fora. Xuxa Meneghel figurou seus programas infantis na Globo e internacionalmente fantasiada em roupas com cores vibrantes, figurando capas de revista, namorando dois dos maiores ídolos do país — Pelé e Ayrton Senna — e claro sendo marcada pelo sucesso comercial, com recorde na venda de discos, audiência e bilheteria.

Tal prestígio conseguiu transformar seu programa em uma vitrine variada, incluindo internacionais; Ricky Martin, Toni Braxton e até o guitarrista do Dire Straits Mark Klopfler figuraram as participações do programa. Em 1995, no entanto, um sucesso internacional da dance music resultaria em uma cena bizarra nos estúdios do Xuxa Hits.

Pra todo mundo ouvir

A cantora norte-americana Sandra Gillette, acompanhada do grupo de produtores 20 Fingers, lançou o curioso álbum ‘On The Attack’ no ano anterior, repleto de músicas bem-humoradas sobre relacionamentos.

No álbum, dois singles obtiveram destaque internacional; “Mr. Personality”, onde a cantora explicava que o homem só se descreve como “Senhor Personalidade” quando é feio, e “Short Dick Man”, que brinca sobre um pênis pequeno.

O último não apenas conseguiu alcançar o topo das paradas brasileiras, francesas e italianas, mas compôs a trilha da novela “Quatro por Quatro”, da TV Globo, figurando o álbum internacional como tema do personagem Danilo, interpretado por Marcelo Serrado, como informou o Memória Globo. Tal destaque foi suficiente para trazer a artista ao Brasil — e colocar o programa de Xuxa em sua agenda.

O problema se tornou, justamente a barreira da língua; o refrão era composto apenas pela frase “Don't wanna no short dick man”, que significa “Não quero homem de p*u pequeno”.

Em alguns trechos, a cantora faz uma pausa para recitar um rap: “Você usa alguma pinça pra tirar essa coisinha pra fora? É menor p*u que eu já vi em toda minha vida!”. E seria apresentado para uma plateia inteiramente infanto-juvenil.

Um suco de anos 90

Acompanhada de cinco dançarinos reproduzindo uma coreografia enérgica, Gilette entrou no palco do Xuxa Hits entregando o álbum internacional para a apresentadora e integrando a dança, além de interagir com as câmeras — que por sua vez, recebiam cortes para focar em crianças que pulavam com a música.

No ano passado, o Chicago Reader relembrou o episódio ao falar sobre a explosão da música e as aparições na TV. "O mais notório (pelo menos no lado do Reddit da Internet) foi no programa brasileiro Xuxa Hits , uma imitação do American Bandstand voltada para crianças . Gillette e seus dançarinos fazem um número coreografado enquanto ela dublava uma multidão de jovens animados, alguns dos quais parecem estar cantando junto - a versão original, em inglês."

Nas falas das pausas, a cantora interpretava a composição em direção aos homens que compunham o grupo de dança, além de pedir pausas e fazer o sinal de pequeno com as mãos, aproximando o dedo indicador do polegar, deixando um pequeno espaço para indicar “o tamanho” que ilustra a canção. Por fim, ela apresenta os dançarinos, agradece a presença e se despede.

Para tocar em rádios eletrônicas de países de língua inglesa, os produtores do 20 Fingers fizeram uma versão editada chamada “Short Short Man”, que excluía apenas os palavrões, mas mantinha o sentido de escarnecer o órgão masculino.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W