Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

Pintura encontrada na cozinha de uma idosa é leiloada por 107 milhões de reais

Produzida no século 13 pelo artista italiano Cimabue, obra estava acima do fogão de sua casa

Joseane Pereira e Isabela Barreiros Publicado em 28/10/2019, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

No mês passado, uma idosa roubou os notíciarios ao perceber que uma obra de arte pendurada em sua cozinha se tratava de um quadro perdido do artista Florentino Cimabue. Segundo especialistas, a pintura datada de 1280 d.C. foi amplamente influenciada pela arte bizantina. Agora, foi divulgado que a pintura foi leiloada por um valor alto.

A obra foi avaliada em 24 milhões de reais, mas em um leilão que aconteceu ontem (27), ela foi vendida por R$ 107 milhões. "Quando um trabalho único de um pintor tão raro quanto Cimabue chega ao mercado, você deve estar pronto para surpresas", disse Dominique Le Coent, responsável pelo leilão na Auction House Auctioneers em Paris.

O afresco foi produzido em madeira de álamo com fundos de tinta dourada. Quando o levou para os leiloeiros locais, a senhora acreditava ser um ícone religioso bastante antigo.

Testes com luz infravermelha determinaram as semelhanças com obras de Cimabue. "Você pode seguir os túneis criados pelos vermes", afirmou o especialista em arte Éric Turquin, referindo-se a faixas semelhantes às encontradas em outras obras do artista. "É o mesmo painel de álamo".