Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Monarquia

“Pior sentimento do mundo”: como William e Harry lidaram com a morte da mãe, a Princesa Diana

Os príncipes eram apenas adolescentes quando perderam sua amada mãe e, durante anos, não conseguiam falar sobre o assunto

Paola Churchill Publicado em 05/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Diana com seus filhos, Harry e William - Divulgação/Pinterest
Princesa Diana com seus filhos, Harry e William - Divulgação/Pinterest

No dia 31 de agosto de 1997, a amada princesa Diana saia do Hotel Plaza, em Paris, na França, junto do namorado Dodi Al-Fayed. Os dois estavam sendo perseguidos por nove paparazzis franceses que não tinham limites para conseguir a melhor foto do casal, eles fariam qualquer coisa para isso.

Quando o motorista do carro Henri tentava a todo custo despistar os fotógrafos, o pior aconteceu: o homem bateu o veículo no pilar do do túnel da Ponte de l’Alma. Dodi e Henri teriam morrido na hora.

A princesa Diana foi levada às pressas para o hospital mais próximo, mas apesar de todos os esforços da equipe médica, ela não resistiu e morreu na madrugada daquele mesmo dia.

A notícia deixou todos muito abalados, a população chorava com a morte da princesa do povo. Mas, havia duas crianças que sentiram mais ainda a perda de Diana: seus filhos, William, que tinha 15 anos e Harry, com apenas 12 anos de idade.

Passeio da família real britânica/Crédito: Divulgação/Pinterest

A tristeza

William e Harry nunca falaram muito sobre a dor de perder a mãe. Pelas fotos e aparições públicas, era nítido que os dois eram bem próximos da princesa, mas, anos após a morte de Diana, eles começaram a falar mais sobre a experiência do luto.

Quando descobriram sobre a morte da mãe, William afirmou que a dor não se compara a nada no mundo. "Realmente não existe. É como um terremoto que acabou de atravessar a casa e a sua vida e tudo mais. Sua mente está completamente dividida.”

Harry ainda comentou que o pior momento foi durante o funeral de Diana, eles não tiveram um tiveram um momento sozinhos para dizer adeus a mulher, já que multidões se aglomeravam para ver pela última vez a princesa.

Escondendo a dor

Mesmo com toda a dor, os meninos tiveram que passar uma imagem que estava tudo bem, e tentaram ao máximo parecer que estavam bem pensando — que a mãe não gostaria de vê-los tristes com a situação.

"Ela não quer que eu fique triste. Ela não quer que eu fique assim. Eu me mantinha ocupado também — o que é bom e ruim às vezes — mas permite que você meio que passe pela fase inicial de choque", afirmou William.

As pessoas têm formas diferentes de lidar com a perda de parentes próximos, Harry e William reprimiram durante anos as lembranças da mãe, como uma forma de não ter que lidar com o fato de que mais nenhuma memória com a doce mulher não existiria mais.

Lady Di era amada por todos, principalmente por seus filhos/Crédito: Getty Images

Lembranças

Depois de mais de 20 anos da morte da Princesa Di, os dois agora não têm problemas de lembrar da mãe, e em diversas entrevistas fazem menções à mulher com muito carinho e amor. E quando bate a saudade, os dois reveem as diversas fotos em família e relembram de momentos felizes que passaram juntos.

Diana foi enterrada em uma pequena ilha no meio do lago Oval, perto da casa de sua família. "A primeira vez que chorei foi no funeral da ilha ... e só desde então, talvez uma vez", disse Harry durante entrevista. "Então, você sabe, ainda há muita dor que ainda precisa ser deixada sair.”

Harry e William agora cresceram, estão casados e ambos tem uma nova família, contudo, em tudo que fazem, nas aparições públicas, nos eventos que vão, eles esperam deixar a mãe orgulhosa.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7