Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rússia

Trono pedido: O que aconteceu com os descendentes dos Romanov?

Impostores, membros da família real britânica e inúmeros nobres por toda a Europa — todos querem atestar tal parentesco; no entanto, são apenas alguns que conseguem comprová-lo

Isabela Barreiros Publicado em 28/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família Romanov em imagem colorizada - Divulgação/Klimbim
A família Romanov em imagem colorizada - Divulgação/Klimbim

A Revolução Russa resultou na morte do czar Nicolau II e sua família, a última Dinastia, ordenada pelos líderes soviéticos do mais alto escalão. À meia-noite de 16 de julho de 1918, Nicolau II, sua esposa, a czarina Alexandra Feodorovna, as quatro filhas, o filho caçula e outras quatro pessoas que os acompanhavam foram condenados à morte e assassinados naquele dia.

Esse acontecimento data de 1918, e acabou quase por completo com a monarquia russa. No entanto, permanece o questionamento, por onde andam os descendentes dos Romanov, ainda que não haja nenhum trono para reivindicar?

Desde aquele ano, muitas são as pessoas que alegam ter parentesco com a família real, no entanto, o que prevalece são inúmeros impostores, que se aproveitam do mistério para atestar tal genealogia.

Príncipe Philip tem parentesco com os Romanov / Crédito: Getty Images

A lenda de Anastásia sobreviveu muito tempo na Rússia — muitas pessoas realmente acreditavam que ela havia sobrevivido à execução dos Romanov em Ecaterimburgo. Por isso, muitas pessoas surgiam dizendo que eram Anastásia, o que até foi retratado no filme que leva o seu nome, lançado em 1997.

Uma das histórias mais famosas é a de Anna Anderson, uma mulher que morava em um asilo na Rússia e alegava que era a duquesa perdida. Autoridades começaram uma investigação para entender se ela realmente era quem afirmava ser. No entanto, o que eles descobriram foi que Anderson era uma operária da Polônia com histórico de doença mental.

Porém, ainda existem parentes, — mesmo que distantes —, dos Romanov, que vivem principalmente na Europa. Em sua maioria, continuam ocupando cargos reais.

Apesar de não parecer, os Romanov e família real britânica possuem mais ligações do que muitos imaginam. Podemos até dizer que as duas famílias reais são parentes distantes. Essa ligação entre os dois grupos resultou em diversas trocas de obras de arte nos anos de 1600.

O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo e marido da rainha Elizabeth II é um deles. Por meio de seu pai, o príncipe Andrew da Grécia e da Dinamarca, ele é sobrinho-neto de Alexandra Romanov, esposa de Nicolau II e a última czarina da Rússia. Através de sua mãe, a princesa Alice de Battenberg, Philip também é primo da família real russa, sendo bisneto de Nicholas I, Imperador da Rússia até 1855.

Os filhos e netos de Philip, incluindo William e Harry, também estão relacionados com os Romanov. Inclusive, quando os restos mortais de duas crianças — que se pensava ser Maria e Alexei Romanov — foram encontrados em um campo em 2007, o DNA de Philip foi usado para identificá-los.

Outra figura conhecida por sua proximidade com a família real russa é a Grã-duquesa Maria Vladimirovna. Ela é tataraneta de Alexandre II, que governou o império até seu assassinato em 1881. Maria vive na Espanha e seu pai, Vladimir Kirillovich afirmou em 1938 que era chefe da família imperial russa.

Com um parentesco mais distante, Príncipe Michael de Kent também é um dos que carregam consigo o sangue dos Romanov. Primo da Elizabeth II, o britânico possui uma excepcional semelhança física com o último monarca da família, Nicolau II.

Além deles, Olga Andreevna Romanov é Presidente da Associação da Família Romanov, uma organização que tem como intuito reunir parentes da família real russa. E é considerada uma das princesas descendentes dos Romanov.


+ Saiba mais sobre a dinastia Romanov por meio das obras abaixo:

Os Románov, Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/34TJIix

Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov (Os Romanov), Robert K. Massie (2014) - https://amzn.to/2Rquspd

As irmãs Romanov, Helen Rappaport (2016) - https://amzn.to/2Lm6tE3

Romanov, Nadine Brandes (2019) - https://amzn.to/2uW3tsr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W