Matérias » Família real britânica

Por que Diana era considerada 'princesa' e Kate Middleton não?

O título envolve algumas regras da monarquia britânica. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 01/07/2021, às 16h07

Montagem com fotografias de Diana e Kate
Montagem com fotografias de Diana e Kate - Getty Images

Nascida em 1° de julho de 1961,Diana Spencer, completaria 60 anos hoje, se ainda estivesse viva. Mesmo quase 24 anos depois de sua trágica morte, em um terrível acidente de carro em Paris, no ano de 1997, diversos aspectos da vida de Lady Di ainda geram dúvidas e curiosidades.

Um desses pontos envolve o fato de Diana ter sido chamada de princesa de Gales ao se casar com o herdeiro do trono, Charles, ao passo que sua nora, Kate Middleton, não recebeu o mesmo título quando se casou com William, que atualmente é a segunda pessoa na linha de sucessão ao trono britânico.

Pensando nisso, nessa matéria vamos explicar os motivos por trás da decisão.

Tributo à princesa Diana nos portões do Palácio de Kensington, na Inglaterra / Crédito: Getty Images 

 

Regras da realeza 

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal Metropoles, existem algumas regras dentro da monarquia para que uma mulher possa receber o título de princesa.

Segundo as normas oficias, só podem receber tais títulos mulheres que já nasceram dentro da família real com descendência direta, como é o caso da filha da rainha, princesa Anne; das netas da monarca, princesa Eugenie e Beatrice; e da bisneta de Elizabeth II, filha de William e Kate, princesa Charlotte.

Seguindo essa lógica, Diana, assim como Middleton, não deveria ser chamada de princesa, já que ambas só ingressaram para a família real por terem se casado com um membro direto da monarquia.

Contudo, quando Lady Di se casou com Charles, em 1981, recebeu o título associado a seu marido, o príncipe de Gales.

Sendo assim, seu título oficial não era princesa Diana como foi popularmente chamada, e sim, princesa de Gales. O apelido se tornou conhecido mundialmente e a nobre passou a ser chamada dessa maneira.

Quando Kate se casou com William, no ano de 2011, ela recebeu o título associado ao esposo, sendo chamada de duquesa de Cambridge. Apesar de seguirem as mesmas regras relacionadas a títulos dos maridos, duquesa e princesa são nomeações diferentes.

O mesmo aconteceu com Megan Markle, que ao se casar com Harry, em 2018, também recebeu o título de duquesa, em seu caso de Sussex.

Título futuro 

De acordo com uma publicação da revista Monet, quando o príncipe Charles assumir o trono, após a eventual morte de sua mãe, rainha Elizabeth II, atualmente com 95 anos de idade, William e Kate devem receber novos títulos.

Foto do momento do beijo de William e Kate após a cerimônia de casamento, realizada no ano de 2011 / Crédito: Getty Images 

 

Por isso, é possível que futuramente Kate venha a ser chamada somente de princesa de Gales, assim como aconteceu com o apelido que um dia foi de Diana e permanece relacionado a ela depois de tantos anos.

Sabe-se que a honraria de Lady Di se tornou tão marcante no mundo, que a atual esposa do príncipe de Gales, Camilla, não recebeu o mesmo título ao se casar com Charles em 2005. Desde então, ela passou a ser chamada de duquesa da Cornualha, em respeito à memória de Diana.


+Saiba mais sobre Diana e a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7