Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Por que Linn da Quebrada tem 'Ela' tatuado no rosto?

Atriz, cantora e agitadora cultural tem pronome feminino escrito na testa e explicou o motivo por trás da tatuagem muito antes do BBB22

Isabela Barreiros Publicado em 30/01/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatuagem 'ELA' de Linn da Quebrada - Divulgação/Twitter/@linndaquebrada
Tatuagem 'ELA' de Linn da Quebrada - Divulgação/Twitter/@linndaquebrada

A edição desse ano do Big Brother Brasil vem levantando um debate importante sobre a importância de respeitar os pronomes utilizados pelas pessoas. Desde que entrou no programa, Linn da Quebrada vinha sendo tratada não da maneira que se apresentou.

Mais de uma vez, os participantes do programa erraram o pronome para se referir à atriz, cantora e agitadora cultural, tratando-a no masculino, embora ela tivesse se apresentado no feminino e continuasse fazendo isso ao longo do reality show.

Isso aconteceu com a ‘sister’ Eslovênia múltiplas vezes; em outra situação, o ‘brother’ Rodrigo utilizou um termo pejorativo para descrever uma travesti.

Aproveitando o contexto, na transmissão ao vivo do programa na noite do domingo passado, 23, o apresentador Tadeu Schmidt deu uma oportunidade à artista para explicar um detalhe muito importante, com certeza notado pelos participantes do BBB assim que ela entrou na casa: sua tatuagem na testa.

Em letras garrafais, Lina tem escrito no rosto, bem acima da sobrancelha, os pronomes femininos “ELA”, os quais utiliza e que devem ser usados para se referir a ela, como a marcação deixa bem claro.

Depois de reforçar como as pessoas deveriam se referir à cantora, Schmidt pediu que ela explicasse o motivo pelo qual tem a inscrição tatuada na testa, o que Linn fez para todo o Brasil ouvir.

“Eu fiz essa tatuagem, na verdade, por causa da minha mãe, porque no começo da minha transição, minha mãe ainda errava e me tratava no pronome masculino. Eu falei: 'Mãe, eu vou tatuar 'ela' na minha testa, pra ver se a senhora não erra’”, explicou.

“E acho que assim também é uma indicação para as outras pessoas. Então, ficou na dúvida, lê e vocês lembram que eu quero ser tratada nos pronomes femininos”, acrescentou Lina.

“ELA”

Essa, no entanto, não foi a primeira vez que a artista contou a história do “ELA”. A tatuagem repercutiu novamente em decorrência das manifestações errôneas no BBB22, que fizeram com que internautas reforçassem que a própria tatuagem já é um indicativo do pronome que ela utiliza.

A marcação veio em 2017. Em uma publicação no Instagram, com um vídeo da tatuagem sendo feita acima da sobrancelha da atriz, ela escreve na legenda: “pra não restar dúvidas / ou gerar mais delas”.

É possível entender porque Linn tem o pronome feminino tatuado na testa a partir do documentário "Bixa Travesty", dirigido por por Claudia Priscilla e Kiko Goifman e lançado em 2018. Nele, há uma conversa entre a cantora e sua mãe, dona Lilian.

Ao lado da amiga Liniker Barros, ex-Liniker e os Caramelows, as duas falam sobre o fato de Lina se identificar como uma “bixa travesty” na época. Em um momento, a mãe acaba se referindo à filha como “ele”. "Ele quem?", pergunta Linn. Lilian, então, se corrige: "Ela, aliás".

É quando a artista faz uma promessa, que se cumpriu em setembro de 2017 e se tornou um lembrete para todos ao redor de Lina: "Eu vou tatuar na minha testa. 'ELA', para a senhora não esquecer".


++Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon:

Reconhecimento dos Direitos Humanos LGBT. De Stonewall à Onu, de Patrícia Gorisch (2014) - https://amzn.to/2A4gmng

Stonewall: The Definitive Story of the LGBT Rights Uprising that Changed America (Edição Inglês), de Martin B. Duberman (2019) - https://amzn.to/2NtC5YW

Stonewall Onde O Orgulho Começou (DVD) - https://amzn.to/3dB1Kti

Stonewall: The Riots That Sparked the Gay Revolution (Edição Inglês), de David Carter (2010) - https://amzn.to/31jPjiZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W