Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Entenda o que motivou Coco Chanel a batizar o seu perfume com o número 5

A criação mais famosa da estilista chama atenção por ser numerada e dar cheiro à uma geração da moda

Isabela Barreiros, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 08/06/2021, às 08h00 - Atualizado em 01/07/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do perfume Chanel No.5 - Getty Images
Imagem do perfume Chanel No.5 - Getty Images

Gabrielle Chanel entrou para a história sob seu apelido. Coco Chanel foi, assim, responsável por mudanças incontestáveis no mundo da moda, fazendo o minimalismo e o estilo casual se tornarem cada vez mais populares entre as mulheres. Transformações que aconteceram há mais de um século e ainda têm impacto nos dias de hoje. 

Abandonando o espartilho, a estilista trouxe à tona roupas modernas, com cortes e detalhes sutis que deixavam as moças mais confortáveis. Foi Coco também que difundiu o uso de calças femininas e o famoso pretinho básico, em um modo de se vestir mais elegante e pouco visto antes disso. 

Durante o século 20, ela elevou o padrão da moda com sua marca homônima que se expandiu para muito além de roupas. Entre joias, bolsas, perfumes e maquiagem, Gabrielle se tornou uma influência além do seu tempo: muitos dos produtos criados naquela época são vendidos até hoje. 

A importância da estilista para a moda pode ser observada por sua relevância incontestável mesmo após meio século de sua morte. Além de sua própria figura de charme clássico e estilo elegante, o perfume Chanel nº5 também se tornou um dos mais icônicos da história, cujo uso persiste ainda atualmente.

Gabrielle reinventou a moda feminina, mudando a sua realidade e a de muitas mulheres, em uma história bastante conhecida ao redor do mundo. No entanto, existe uma enorme curiosidade que cerca o que pode ser considerado sua maior obra: o Chanel nº5. Afinal, por que ele leva esse nome? O que podemos afirmar é que ele não foi decidido ao acaso.

Coco Chanel no ano de 1928 / Crédito: Wikimedia Commons

Infância humilde

Embora a história de sucesso da estilista seja amplamente repercutida até os dias de hoje, poucos sabem que ela teve um começo muito difícil. A hoje tão famosa Coco Chanel era filha de Eugénie Jeanne Devolle, uma lavadeira, e de Albert Chanel, um vendedor ambulante de roupas.

Aos 12 anos de idade, passou por um trauma com a morte de sua mãe. Depois disso, o pai decidiu que o melhor seria colocar a menina e a irmã em um orfanato, onde passou toda a adolescência em um sistema de disciplina rigoroso. Na instituição, porém, aprendeu coisas valiosas.

Foi no orfanato que Gabrielle aprendeu a costurar, uma habilidade que se tornaria essencial para desenvolver sua profissão, pela qual ficaria tão famosa. 

A vida de Gabrielle teve uma reviravolta quando ela deixou o orfanato e decidiu se mudar para a região de Moulins, na França. Trabalhando como empregada doméstica e cantora em um cabaré nas proximidades, ela recebeu o apelidoCoco’ por sempre cantar a música “Qui qu’a vu Coco” em suas apresentações.

No cabaré, ela também conheceu Etienne Balsan, uma nobre que a ajudou a vender chapéus em um apartamento emprestado, como relembrou a Folha de S. Paulo. Anos depois, ela abriu um ateliê e viu sua carreira como estilista ter um crescimento meteórico. Aparentemente, nada acontecia à toa na vida de Coco Chanel.

Criando o perfume

O primeiro perfume da marca Chanel começou a ser desenvolvido em 1920 pelo ex-perfumista Ernest Beaux, conhecido por trabalhar para czares da Rússia. Foram necessários meses para que ele conseguisse desenvolver as melhores fragrâncias para Gabrielle Chanel.

Imagem ilustrativa do Chanel nº5 / Crédito: Imagem de CHLOE2017KD por Pixabay

E a superstição a acompanhou nesse processo. De acordo com a Culture Trip, os perfumes estavam enumerados de 1 a 5 e 20 a 24 quando Beaux os mostrou pela primeira vez à estilista.

Naquele momento ela escolheu a quinta fragrância, desejando boa sorte ao produto que começaria a ser vendido mais tarde e, pela superstição, acabou formando o nome do perfume. Desde criança, Gabrielle acreditava que o número cinco trazia sorte, como explica Laura Wie, especialista em História da Moda no podcast '100 anos do Chanel n° 5'.

"Era o que eu esperava. Um perfume como nada mais. Um perfume de mulher, com o cheiro de uma mulher', disse Chanel na época, conforme registra a BBC Internacional.

50 anos da morte de Coco Chanel

Chanel faleceu aos 87 anos, em 10 de janeiro de 1971, morte que completou meio século neste ano. Sua maior criação, o perfume Chanel N° 5, também comemora uma data especial em 2021: ele foi criado há 100 anos. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História iniciou uma parceria com a especialista Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação com o objetivo de criar a animação ‘A moda antes e depois de Gabrielle Chanel'.

Você pode conferir o vídeo a seguir. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

O segredo do Chanel N° 5, de Tilar J. Mazzeo (2012) - https://amzn.to/3osWJs7

O Evangelho de Coco Chanel, de Karen Karbo (2015) - https://amzn.to/2Yogfvq

Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor, de Marly Michelle (2018) - https://amzn.to/3aeDbCL

História social da moda, de Daniela Calanca (2008) - https://amzn.to/36lDiLW

Como compreender moda, de Fiona Ffoulkes (2012) - https://amzn.to/3prEBAi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W