Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Dercy Gonçalves realmente foi enterrada em pé?

A humorista faleceu em 2008, aos 101 anos, e seu sepultamento gerou dúvidas; mas Gugu respondeu essa questão em 2016; relembre!

Redação Publicado em 05/09/2021, às 08h00 - Atualizado em 18/07/2023, às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dercy Gonçalves em entrevista e Gugu Liberato abrindo túmulo da atriz em 2016 - Reprodução/ Video/Youtube
Dercy Gonçalves em entrevista e Gugu Liberato abrindo túmulo da atriz em 2016 - Reprodução/ Video/Youtube

Dercy Gonçalves dedicou maior parte dos seus 101 anos ao teatro e a televisão, fazendo enorme sucesso, conquistando os brasileiros e tornando-se uma das maiores humoristas de toda a história do país

Faleceria no dia 19 de julho de 2008, vítima de uma pneumonia grave, que causou uma internação e posterior óbito devido a uma insuficiência respiratória e infecção pulmonar. A morte de Dercy causou comoção nacional e deixou os brasileiros órfãos de seu talento. 

Antes de morrer, a comediante pediu a familiares e amigos que seu caixão fosse sepultado em pé, para que pudesse "continuar sua caminhada depois da morte". Esse era um pedido que só uma pessoa com personalidade forte como a dela poderia fazer, conhecida por suas frases e declarações polêmicas ao longo da vida. 

Ainda em julho de 2008, o caixão foi posicionado de pé na sepultura, conforme sua solicitação, em Santa Maria Madalena, na região Centro Norte Fluminense, como informou o jornal O Globo, em 2013. O corpo da atriz foi colocado em um jazigo sob uma pirâmide de vidro, onde se encontra até hoje, e se tornou atração turística da cidade.

No entanto, questionamentos começaram a surgir um dia após o enterro de Dercy, quando foi feito um trabalho de vedação no túmulo, que causou movimentação no cemitério.

Muitos começaram a sugerir que o caixão havia sido retirado de sua posição original, de pé, e colocado na horizontal, ao contrário do que a humorista havia pedido. Em 2013, a polêmica começou a tomar forma. Em entrevista ao jornal, Nestor Lopes, diretor do Museu Dercy Gonçalves e amigo da família da atriz, disse: 

A dúvida alimentou o imaginário da população. Na época, muitos acharam estranha a posição vertical e chegaram a dizer que a Dercy não conseguiria descansar. Até hoje alguns moradores defendem que o caixão seja colocado na posição horizontal por esse motivo, temendo o divino”. 

Abrindo o túmulo de Dercy

Levou três anos para que a dúvida fosse tirada. E quem decidiu arriscar foi Gugu Liberato, durante seu primeiro programa na Record em 2016, em seu segundo ano na emissora. Ele foi até o túmulo na cidade natal de Dercy, que fica na região serrana do Rio de Janeiro, onde ela mandou construir o mausoléu em 1991, via UOL.

Programa do Gugu sobre a abertura do túmulo de Dercy / Crédito: Reprodução/ Video/Youtube

O programa anunciava: “O fim de um mistério: é lenda ou verdade que a atriz foi sepultada de pé? Até a filha da humorista estava curiosa para saber a resposta”.

A ideia era descobrir se ela realmente havia sido enterrada de pé ou se as teorias dos moradores da cidade tinham algum fundamento e o caixão teve sua posição mudada dentro do famoso jazigo em forma de pirâmide. O material televisivo intrigou o Brasil e solucionou um mistério de anos.

Gugu descobriu que, na verdade, o caixão não seguia o desejo da atriz: ele estava na horizontal. Tudo isso pelo pedido da amiga da comediante, Magdala Feijó, que explicou a situação à Record na época. 

Dentro do túmulo da atriz / Crédito: Reprodução/ Video/Youtube

Segundo ela, depois do enterro, uma equipe do Sul responsável pelo funeral fez a lacração errada e teve que reabrir o túmulo para fazer reajustes. Naquele momento, Feijó decidiu que a melhor opção era mudar a posição do caixão, não seguindo o pedido da amiga em vida. 

Fiquei com pena e mandei deitar o caixão. Pensei: ‘Vamos deixar ela descansar em paz’”, explicou Magdala.