Matérias » Ciência

Por que os gorilas batem no peito? A ciência explica!

Uma pesquisa recente, publicada na Scientific Reports, apresentou uma explicação para o comportamento desses primatas

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/05/2021, às 15h29

Gorila em zoológico
Gorila em zoológico - Getty Images

Conforme um estudo recentemente publicado na revista científica Scientific Reports, quanto maior for um gorila macho, melhor ele baterá em seu peito, já que, é desta maneira que ele mostra aos demais o quão poderoso ele é.

É com este ato que o animal diz a outros machos que não procurem briga, além de que também é desta maneira que ele tenta impressionar as fêmeas.

Como os gorilas vivem em bandos geralmente formados por um macho e várias fêmeas e estas podem sempre trocar de grupo, logo, eles vivem em constantes disputas por sua atenção. Segundo repercutiu a BBC, as potenciais parceiras, por outro lado, estão sempre atentas à forma como os machos golpeiam o peito, bem como o som que eles emitem, e os avaliam.

Os gorilas batem no peito para mostrar o quão poderosos são / Crédito: Getty Images

 

Meio de comunicação

A matéria ainda revela que essas batidas no peito são tão fortes que podem ser ouvidas a mais de um quilômetro de distância.

Para os estudiosos, que há muito estudam esses animais, o ato curioso é a forma que os gorilas encontraram de se comunicar.

"Há muito tempo presumimos que é uma espécie de demonstração de quão poderosos eles são, e eles o fazem tanto para machos quanto para fêmeas", declarou Edward Wright, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, Alemanha.

Bater no peito é uma forma de comunicação / Crédito: Getty Images

 

"Para os machos, o recado é: 'Olha, eu sou grande e forte, não mexa comigo', e para as mulheres: 'Olha, eu sou bastante grande e forte, talvez você queira me escolher como parceiro.' A prática, conforme os cientistas, realizada por esses animais desde que são filhotes.

Sons profundos

Wright ainda afirma que "pela primeira vez, podemos ter certeza de que o tamanho do corpo é transmitido por meio dessas pancadas no peito, que são uma indicação clara do tamanho do corpo".

O estudo publicado revela que os machos de maior estatura emitem sons mais profundos quando batem com a mão no peito. Isso evidenciaria, portanto, o tamanho do corpo do animal.

Os gorilas machos tentam impressionar os demais do grupo / Crédito: Getty Images

 

Conforme indica a pesquisa, muito provavelmente, os sons estão relacionados ao tamanho das bolsas de ar que ficam próximas à laringe dos gorilas e de alguns outros animais semelhantes.

Outra observação feita pelos especialistas no estudo é que cada um dos machos realiza um certo número de golpes. Também a duração da performance varia conforme o animal que a reproduz, o que sugere que os membros poder ser identificados apenas por meio dos golpes no peito.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W