Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / China

Portas para o inferno: a intrigante origem da cidade fantasma de Fengdu

Localizada na Montanha Ming, na China, o local trata-se de um complexo de santuários, templos e mosteiros

Victória Gearini Publicado em 07/07/2020, às 07h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arquitetura do portão para Youdu - Wikimedia Commons
Arquitetura do portão para Youdu - Wikimedia Commons

Dedicada para a vida após a morte, a cidade fantasma de Fengdu está localizada na Montanha Ming, no município de Chongqing, na China. A cerca de 170 quilômetros da margem norte do rio Yangtze, o local é um grande complexo de santuários, templos e mosteiros. 

Composto por belos edifícios, dioramas e estruturas relacionadas a conceitos da mitologia chinesa e do budismo, o local abriga, ainda, estátuas referentes a Diyu e Naraka, que para essas crenças significam o submundo — ou o inferno. 

Origem da cidade fantasma

[Colocar ALT]
Estátua referente a mitologia chinesa / Crédito: Wikimedia Commons

Mencionada em várias obras clássicas da literatura chinesa, como Viagem ao Ocidente, Investidura dos deuses e Histórias estranhas de um estúdio chinês, a história deste complexo santuário remonta há mais de dois mil anos atrás.

O local seria uma ponte para a vida após a morte, como apontam crenças relacionadas ao confucionismo, taoísmo e budismo. Reza a lenda que Fengdu ficou conhecida como cidade fantasma durante a dinastia Han oriental. Nesta época, as autoridades imperiais, Yin Changsheng e Wang Fangping, compareceram à Montanha Ming com o intuito de praticar o taoísmo e se tornarem seres imortais.

Yinwang significa Rei do Inferno, e portanto, teria originado o foco para o submundo. Outro fato curioso sobre o local está diretamente relacionado à sua arquitetura. É possível perceber nas pinturas e esculturas imagens de pessoas sendo torturadas por demônios por causa de seus pecados. 

Mitologia chinesa

De acordo com a mitologia chinesa, os mortos devem ser testados antes de migrar para a próxima vida. No primeiro teste, as almas devem passar pela Ponte do Desamparo, construída durante a dinastia Ming. Segundo a lenda, essa ponte feita de pedras envolve o bem e o mal do indivíduo, e os demônios podem permitir ou proibir a passagem de cada um. As almas boas são liberadas, enquanto as más são empurradas para fora da ponte. 

No segundo teste, os mortos devem seguir em direção ao Passo da Tortura do Fantasma, onde são julgados diante de Yama, o Rei do Inferno. Já o terceiro e último teste, é realizado na entrada do Palácio de Tianzi. Nessa etapa, os espíritos devem permanecer sobre uma pedra, em um pé só, durante três minutos. Caso a pessoa seja virtuosa, conseguirá concluir, caso contrário, será enviada ao inferno.

Atração turística 

Com a construção da Barragem das Três Gargantas e a elevação do nível da água do rio, o local foi reconstruído acima da encosta da montanha, no lado sul do rio Yangtze, tornando a cidade de Fengdu uma zona fantasma. Com o passar do tempo, devido as suas belas estruturas, a região tornou-se uma grande atração turística. 

Atualmente, o Palácio Tianzi é considerado o maior e mais antigo edifício, contabilizando 300 anos desde a sua criação. Algumas simulações feitas por artistas caracterizados de demônios acompanham os turistas durante a travessia da ponte.


+Saiba mais sobre a cultura chinesa por meio das obras disponíveis na Amazon:

Mao's War Against Nature: Politics and the Environment in Revolutionary China, de Judith Shapiro (2001) - https://amzn.to/2Hmnv2o

Mao: A história desconhecida, de Jon Halliday e Jung Chang (e-book) - https://amzn.to/2oXZskY

A Extraordinária História da China, de Sérgio Pereira Couto (e-book) - https://amzn.to/2sPnOPN

The Archaeology of Early China: From Prehistory to the Han Dynasty (Edição Inglês), de Gideon Shelach-Lavi (e-book) - https://amzn.to/35ts58I

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W