Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Da visita ao Brasil a invasão de seus aposentos: A vida da Rainha Elizabeth II em 5 episódios curiosos

Governante do Reino Unido há quase sete décadas, a monarca já passou por alguns momentos inusitados em sua trajetória

Penélope Coelho Publicado em 24/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II visita a Catedral de Manchester em julho de 2021 - Getty Images
Rainha Elizabeth II visita a Catedral de Manchester em julho de 2021 - Getty Images

No dia 21 de abril de 1926, a cidade de Londres, na Inglaterra, conheceu a recém-nascida Elizabeth Alexandra Mary, herdeira de Albert Frederick Arthur George e Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon. Na época, seu pai era o segundo na linha de sucessão do trono.

Talvez, Elizabeth nunca teria se tornado rainha se seu tio, Edward VIII, não abdicasse do trono e seu pai assumisse o cargo como Rei George VI. A inglesa viu a vida mudar com a morte do pai e, aos 25 anos, assumiu o posto de rainha da Inglaterra.

Desde então,Elizabeth II, de 95 anos, é a pessoa que está por mais tempo no trono britânico, tendo superado até mesmo a rainha Vitória. Há quase sete décadas no trono, em um reinado marcado pela capacidade de se adaptar para manter a monarquia de pé, a monarca teve (e ainda tem) boa parte de sua vida registrada.

Confira cinco episódios curiosos que aconteceram na vida da rainha:

1. Posse das baleias, golfinhos e cisnes 

De acordo com uma reportagem publicada em 2015, pela BBC, Elizabeth II, tem oficialmente a posse de todas as baleias e golfinhos que estão nas águas do Reino Unido.

Isso acontece graças a uma regra imposta durante o reinado de Edward II, que em 1324 determinou que os animais marinhos considerados como “peixes reais” poderiam ser reivindicados pela coroa britânica, isso inclui baleias e golfinhos.

Além disso, a rainha também é dona de todos os cisnes da Inglaterra, de acordo com a publicação, no ano de 2005, a monarca reivindicou a posse desses animas.


2. Presente inusitado no Brasil

No ano de 1968, há 53 anos, Elizabeth II visitou o Brasil. Em uma agenda de dez dias, a monarca e seu marido, príncipe Philip, conheceram Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e o Rio de Janeiro.

Na única vinda da monarca ao país, um dos aspectos que mais chamou atenção foram os presentes que a soberana recebeu em solo brasileiro. Na época, a rainha ganhou duas onças e duas preguiças. De acordo com a reportagem, os animais foram levados para o zoológico de Londres.


3. Inaugurações importantes 

Na mesma visita, a rainha ainda presenciou inaugurações de monumentos que se tornaram marcos na arquitetura e na história do Brasil. Foi Elizabeth II quem descerrou a placa de inauguração do Museu de Arte de São Paulo, MASP, considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.

Na inauguração, Lilibeth fez um pequeno discurso em inglês e se surpreendeu com a pintura de um quadro do ex-primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill.

Além de sua histórica participação no evento do MASP, a rainha também esteve em outro momento marcante no país. Dessa vez, no Rio de Janeiro, quando esteve na inauguração de uma placa que marcava o início das obras da Ponte Rio-Niterói, construção que contou com alguns auxílios vindos da Inglaterra, como revelou a BBC.

Elizabeth II e seu marido, Philip, no Rio de Janeiro / Crédito: Divulgação/Arquivo Histórico do Itamaraty

4. Soberana em diversos lugares 

Engana-se quem pensa que Elizabeth II reina somente nos países que integram o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), na verdade, o reinado da monarca abrange muitas outras nações.

De acordo com a reportagem, a rainha é soberana em 15 países que fazem parte da chamada Commonwealth. Sendo assim, Lilibeth reina em países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Vale ressaltar que a Commonwealth, ou Comunidade das Nações, é uma organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes. 


5. A invasão 

O ano de 1982 ficou marcado na vida da rainha, após seu quarto no Palácio de Buckingham ter sido invadido por um estranho. Em julho daquele ano, um homem chamado Michael Fagan, conseguiu burlar a segurança do castelo e entrou ilegalmente no quarto da monarca.

Desenho que representa a invasão Michael Fagan ao quarto de Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Na ocasião, o sujeito de 32 anos de idade, escalou uma parede de quatro metros de altura, passou pelo arame farpado e subiu pelo cano do esgoto até o aposento oficial da rainha.

O cidadão ficou por cerca de 10 minutos no quarto com Elizabeth II, que só conseguiu acionar os seguranças após Fagan a pedir um cigarro. A situação assustadora felizmente acabou bem e o homem foi detido. O ocorrido fez com que a segurança da monarca e também do palácio fossem reforçadas.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7