Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Um alce na Amazônia: A mortífera aventura de Teddy Roosevelt no Brasil

O presidente tinha fama de durão, mas no ecossistema diferente, o Velho Alce ficou doente

Redação Publicado em 21/10/2019, às 09h00 - Atualizado em 17/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roosevelt na Amazônia - Library of Congress
Roosevelt na Amazônia - Library of Congress

Em 1912, o duas vezes presidente americano Theodore Roosevelt falhou em conseguir a nomeação por seu partido para mais uma eleição. Frustrado, o legendário amante da natureza, cujo apelido era Bull Moose – o alce macho –, decidiu embarcar numa nova aventura.

Chegando ao Brasil, afirmou que queria fazer um passeio pelo Rio Amazonas. Recebeu então do diplomata Lauro Müller uma sugestão muito mais ousada: embarcar na expedição do Marechal Cândido Rondon e mapear o, como o nome sugere, misterioso Rio da Dúvida.

Roosevelt não resistiu ao desafio. O curso do rio, então totalmente inexplorado, começa em Rondônia e termina no Mato Grosso. Eram então partes do mesmo estado, simplesmente Mato Grosso. O nome vinha da hipótese de que ele seria uma ligação entre as bacias Amazônica e do Prata. Rondon queria ver se era fato.

A expedição foi um desastre. Logo no começo, a equipe teve de se dividir, metade desistindo, porque não havia comida para todos. Quem prosseguiu passou fome, teve que carregar barcos nas costas, descendo cachoeiras, e foi acometido por malária.

Percorrendo apenas um quarto do trajeto, já haviam perdido três membros da expedição. O ex-presidente estava com uma séria infecção na perna, após perder 15 quilos. A salvação veio dos seringueiros, que os ajudaram a chegar à foz. 

A famosa foto de Roosevelt na canoa foi tirada por seu filho Kermit. Ele embarcou na expedição a pedido explícito de sua mãe, para proteger o velho alce fora de seu habitat natural. Desde aquela viagem, o rio passou a ser conhecido como Rio Roosevelt. 

Em 1992, Tweed Roosevelt, bisneto e biógrafo do ex-presidente, veio ao Brasil para percorrer novamente o roteiro da Expedição Roosevelt-Rondon. Com meios modernos e seguros de transporte, navegou pelas águas que seu antepassado havia ajudado a mapear. Hoje, a extensão do rio Theodore Roosevelt não vai mais até o Madeira. E, na fala dos habitantes da região, ele é chamado simplesmente de Teodoro.


Saiba mais sobre o desbravamento da Amazônia:

1. A Journey Through The Brazil Wilderness | Teddy Roosevelt In The Amazon, de John Michaels - https://amzn.to/2W7IjBq

2. A Faunal Naturalist in South America, de Theodore Roosevelt - https://amzn.to/2Bvw7AN

3. Through South America's Southland: With an Account of the Roosevelt Scientific Expedition to South America (1916), de John Augustine Zahm - https://amzn.to/2MXeTla

4. Rondon: Uma biografia, de Larry Rohter - https://amzn.to/2pzvzXX

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.