Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

A trágica morte de John Edward Jones na caverna Nutty Putty

Por conta do episódio traumatizante, a caverna de Nutty Putty teve de ser fechada para sempre

Redação Publicado em 12/12/2020, às 09h00 - Atualizado em 26/01/2024, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homenagem a John Edward Jones - Reprodução/Facebook/Cold
Homenagem a John Edward Jones - Reprodução/Facebook/Cold

A espeleologia é o estudo das cavidades naturais do planeta, como as cavernas, e suas características, tanto na sua formação como nas formas de vida que habitam seu interior. John Edward Jones era um aventureiro, entusiasta da ciência em questão desde muito cedo. 

No estado de Utah, nos Estados Unidos, o rapaz fora levado por seu pai, ao lado de seu irmão Josh, para expedições fascinantes, observando o subterrâneo. Já adulto, ele deixou de visitar os ambientes sombrios tão frequentemente, mas ainda contava com as lembranças de seu tempo de criança, destacou o The Salt Lake Tribune em reportagem especial de 2018.

Foi por isso que decidiu fazer uma excursão familiar quando visitou parentes durante o período do dia de Ação de Graças. Era 24 de novembro de 2009, mais ou menos às 20h, quando John e Josh, com mais alguns amigos, entraram na caverna Nutty Putty, a quase 90 km da cidade Salt Lake City.

A última expedição

Os dois estavam  animados para passarem um tempo junto explorando o subterrâneo como fizeram por muito tempo em família. Mas eles já não eram mais crianças: John tinha 26 anos, estudava Medicina, era casado e tinha um filho de um ano de idade. Ele não vivia perto dos familiares, o que fez com que a visita se tornasse ainda mais especial.

Mas a situação se tornou subitamente dramática quando o grupo se separou. No início, eles exploraram uma parte da caverna conhecida como The Big Slide, porém acabaram se separando para investigarem áreas consideradas mais perigosas dentro da cavidade subterrânea. 

Uma entrada para a caverna de Nutty Putty/ Crédito: West Valley City, Utah police

Jones decidiu que iria procurar pela formação conhecida como Canal de Nascimento. Quando achou tê-la encontrado, começou a tentar entrar na estreita passagem, que recebia visitas de apenas corajosos pesquisadores ao longo dos anos. Ele entrou de cabeça no acesso, mas não demorou muito para ele perceber que tinha se colocado em uma situação grave.

O aventureiro se movia para a frente com seus quadris, estômago e dedos quando notou que o local era extremamente apertado — ou seja, ele não poderia mais voltar e sair por onde tinha entrado. Agora, o único caminho era para frente e ele não fazia ideia do que o esperava pela frente.

O homem continuava andando, na expectativa de que o caminho se alargasse e ele pudesse voltar, mas acabou caindo em uma fenda, ficando de cabeça para baixo para sempre. A passagem de apenas 25 centímetros de largura e 45 centímetros de altura prendeu John completamente, e parecia impossível de se sair. 

A conclusão de todo esse trajeto foi a seguinte: Jones ficou preso a 120 metros dentro da caverna e a 30 metros abaixo da superfície da Terra. Tempos depois Josh o encontrou preso, mas não podia fazer nada pelo irmão a não ser tentar puxá-lo pelas panturrilhas, que logo se revelou como um plano falho.

O resgate

Eles decidiram pedir ajuda. Quando os socorristas conseguiram chegar ao ponto subterrâneo em que o homem estava, já tinham se passado três horas e meia e a saúde de John começava a piorar cada vez mais. Ficar de ponta cabeça em um local apertado fez com que seu coração tivesse que trabalhar ainda mais.

O local já se demonstrava complexo para que ele fosse retirado e os 1,80 m de altura e 86 kg do aventureiro dificultaram ainda mais o plano de resgate. Mais de 50 pessoas foram mobilizadas para tentar salvá-lo da passagem estreita, com o plano principal de amarrá-lo em um cabo, conectado por pólias e puxá-lo.

Um dos socorristas na caverna/ Crédito: UCSSAR.org

Segundo o porta-voz da polícia do condado de Utah, o sargento Spencer Cannon, em relato de 2009, ele estava quase fora da fenda, apenas a alguns metros abaixo do solo, mas a corda se rompeu quando uma das pólias falhou. As paredes da caverna continham argila solta, o que provavelmente causou a trágica situação. 

Durante esse período de tensão, Jones recebeu água e alimento, mas suas condições físicas pioraram extremamente. “Eles chegaram perto o suficiente para checar seus sinais vitais e verificaram que já estava morto”, disse Cannon na época. 

A caverna estava fechada desde 2006, quando incidentes aconteceram dentro dela, e reaberta em 2009, poucos meses antes de John decidir adentrá-la. Com sua morte, Nutty Putty foi interditada para o público para sempre. O corpo de Jones permanece dentro da estreita cavidade, que se tornou seu túmulo eterno.


*Com informações do G1, CNN, Herald Extra e ksltv;