Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Príncipe Philip na mira: a conspiratória morte de Diana, segundo seu ex-sogro

Para o empresário Mohamed Al-Fayed, seu filho Dodi e sua então namorada, Lady Di, foram vítimas de um complô

Penélope Coelho Publicado em 09/12/2020, às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diana, Princesa de Gales - Wikimedia Commons
Diana, Princesa de Gales - Wikimedia Commons

No ano de 1997, a princesa Diana — já divorciada de seu ex-marido Charles — vivia um novo romance. Na ocasião, Lady Di namorava o herdeiro egípcio bilionário, Dodi Al-Fayed. Diana, então com 36 anos e Dodi com 42, aproveitavam as férias nas Rivieras francesas e italianas, a bordo do iate do pai de seu namorado, o empresário egípcio Mohamed Al-Fayed.

Contudo, o conto de fadas se tornou um pesadelo. Em 31 de agosto daquele ano, o casal sofreu um grave acidente de carro dentro do túnel da Ponte de l’Alma, em Paris. O ocorrido que tirou a vida dos dois, ficou marcado para sempre na história.

Após o falecimento da princesa do povo e de seu então namorado, o pai de Dodi se tornou uma figura de destaque, já que para Mohamed a morte do casal havia sido premeditada. A fala do bilionário gerou uma teoria da conspiração comentada até os dias atuais, 23 anos depois do incidente em Paris.

A hipótese

Conhecido no ramo empresarial, o senhor Al-Fayed atuou por muitos anos como dono da rede de lojas de departamento Harrods, uma das mais famosas do mundo. O homem também foi dono do time de futebol inglês, Fulham e do hotel Hitz, em Paris, onde Diana e Dodi ficaram hospedados antes do trágico acidente.

Após perder seu filho, o magnata ficou muito abalado e jamais se conformou com o triste fim. Para Mohamed, o que aconteceu no dia 31 de agosto de 1997 não foi um acidente.

Diana e Dodi em um dos iates do empresário / Crédito: Divulgação

Desde fevereiro de 1998, o bilionário tentou provar na justiça que a princesa do povo e Dodi haviam sido vítimas de um complô realizado pelo serviço secreto britânico, o MI6, em parceria com o marido da Rainha Elizabeth II e pai de Charles, o príncipe Philip.

Se essa declaração já havia causado um alvoroço, a situação ficou ainda pior quando o empresário veio a público em 2001 para afirmar que Diana estava esperando um bebê de Dodi quando faleceu.

Contudo, nada do que foi dito por Mohamed foi comprovado. A teoria da gravidez caiu por terra quando o Comitê de Inteligência e Segurança afirmou com base no inquérito, que a princesa de Gales não esperava nenhum herdeiro.

Já as hipóteses de que as mortes haviam sido planejadas, também nunca foram sustentadas. As autoridades não encontraram nenhuma evidência que comprovasse a fala de Al-Fayed. Sabe-se que a justiça determinou que a tragédia aconteceu em decorrência da embriaguez do motorista Henri Paul, em junção com a perseguição dos fotógrafos.

Entretanto, o egípcio não estava satisfeito com a decisão, o homem tentou por muitos anos apelar contra o veredito, mas, nunca obteve sucesso.

Fim da batalha

No ano de 2008, dez anos depois de sua polêmica alegação, o empresário abriu mão da batalha para 'comprovar' que Diana e seu filho teriam sido assassinados pelo serviço secreto britânico.

“Já basta [...] sou um pai que perdeu seu filho e que fez de tudo durante dez anos”, afirmou Al-Fayed, em entrevista para a emissora ITV, em abril de 2008.

Fotografia de Mohamed Al-Fayed em 2011 / Crédito: Wikimedia Commons

Na ocasião, o empresário disse que estava “cansado” de tentar seguir com sua luta para provar o suposto assassinato. "Mas tive suficiente. Deixarei o resto a Deus para conseguir minha vingança. Não vou fazer nada mais [...] Este é o final", afirmou o bilionário na época.

Apesar da teoria nunca ter sido comprovada, ainda há muitas pessoas que compartilham da mesma opinião que o empresário de 91 anos, Dodi Al-Fayed, sobre a morte da inesquecível Lady Di


+Saiba mais sobre a princesa Diana através das obras disponíveis na Amazon:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013) - https://amzn.to/2EhlUt4

Diana. O Ultimo Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Diana (DVD-2014) - https://amzn.to/39jo0qj

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/39hqYeT

Diana, Princesa de Gales / Diana, Princess of Wales (Edição Espanhol), de Marcela Altamirano (2003) - https://amzn.to/2Iem86c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du