Matérias » Família Real Britânica

Príncipe William teria alertado Diana sobre a polêmica entrevista de 1995

Curioso episódio foi revelado por um ex-namorado da eterna Princesa de Gales

Daniela Bazi Publicado em 28/03/2021, às 10h00

Princesa Diana durante entrevista
Princesa Diana durante entrevista - Divulgação

No ano de 1995, Lady Di concedia a polêmica entrevista para o jornalista Martin Bashir, da BBC, que colocou a corte britânica de cabeça para baixo. Na ocasião, a Princesa de Gales expôs detalhes sobre o seu relacionamento com o príncipe Charles, sobre sua vida pessoal e a monarquia britânica.

Foi durante essa entrevista que a eterna Princesa do Povo afirmou que vivia um casamento com três pessoas. Essa foi a primeira vez em que Diana tocava publicamente no assunto.

Outro tópico abordado e que levantou grande controvérsia foi a luta de Lady Di contra a bulimia e a depressão. Na ocasião, ela revelou “Você tenta fazer coisas contra si mesma porque acha que não é digna ou que a sua existência não possui validade alguma. E a recorrência deste pensamento sempre segue um padrão repetitivo, altamente autodestrutivo”.

No final do ano passado, o irmão de Diana, o conde Charles Spencer, pediu para que a polícia britânica investigasse a entrevista que alcançou recorde de audiência, com um total de 23 milhões de telespectadores.

Diana na polêmica entrevista em 1995 / Crédito: Divulgação/Youtube/BBC

 

Segundo as acusações, Martin Bashir teria agido de má fé com a princesa, com o intuito de conseguir o enorme furo de reportagem desejado por inúmeros jornalistas da época: uma declaração de Diana sobre o término de seu relacionamento.

Em 4 de março de 2021, a polícia do Reino Unido anunciou que não abriria investigação sobre o caso. A declaração feita pelo comandante do serviço de polícia de Londres, Alex Murray, repercutida pelo G1, dizia "Após um exame cuidadoso e à luz do assessoramento que recebemos, decidimos que não é apropriado abrir uma investigação criminal sobre essas acusações".

O alerta de William

Neste ano, um ex-namorado da Princesa de Gales, Hasnat Khan, também quebrou o silêncio sobre a polêmica entrevista, onde revelou que o príncipe William, de apenas 13 anos na época, também teria alertado sua mãe sobre as intenções da reportagem. As informações foram repercutidas pelo UOL.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Hasnat disse "Ele [William] odiou a entrevista do 'Panorama' e disse que ela cometeu um erro, o que a deixou aborrecida. Mas ele foi muito direto e disse: 'Mamãe, ele [Bashir] não é uma boa pessoa'".

Princesa Diana com seus filhos, Harry e William / Crédito: Divulgação/Pinterest

 

Segundo Khan, o repórter teria manipulado a princesa, fazendo com que ela desconfiasse de todos ao seu redor. "Uma de suas características mais atraentes [Diana] era sua vulnerabilidade. Foi o que a tornou querida para o público. Mais tarde, percebi que Martin [Bashir] escolheu essas vulnerabilidades e as explorou”.

“Ele foi muito persuasivo com Diana. Era tudo sobre ele ser da BBC, sendo respeitável e até mesmo muito piedoso. Mas ele encheu a cabeça dela com lixo”, completou o homem.

De acordo com uma declaração feita por Patrick Jephson, ex-secretário de Lady Di, ao jornal Mail on Sunday, a princesa acabou se arrependendo da participação logo após a entrevista ir ao ar.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W