Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Problemas familiares: Quem acabou herdando a fortuna de Jimi Hendrix?

Apesar de ter uma breve vida, o guitarrista conseguiu acumular uma boa fortuna enquanto estava vivo gerando, inclusive, atritos em sua família

Caio Tortamano Publicado em 20/06/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista Jimi Hendrix - Getty Images
O guitarrista Jimi Hendrix - Getty Images

Um dos mais notórios membros do clube dos 27, o guitarrista Jimi Hendrix faleceu precocemente devido ao seu estilo de vida pouco regrado, extremamente dedicado ao sexo, drogas e rock and roll. Com a carreira estratosférica, morreu sem deixar nenhum filho reconhecido.

Porém, ao longo de sua vida acumulou uma considerável riqueza, cerca de 314 milhões de reais para ser mais exato. Então, com quem teria ficado esse dinheiro? As pessoas mais próximas que podiam recorrer a essa herança eram seus familiares.

Assunto de família

A significativa quantia acabou indo toda para o pai do músico, James Allen Hendrix. Hendrix, então, recolheu essa quantia e dividiu entre filhos e netos com um acordo estabelecido por meio de um testamento. Entretanto, a única pessoa de fora entre os familiares foi o irmão de Jimi, Leon — também músico).

Na época da morte de Hendrix, Leon (seis anos mais novo) já tinha problemas com drogas, e passou algum tempo na prisão por ter cometido pequenos delitos. Por esses motivos, James Allen não achava que era prudente destinar tanto dinheiro para um rapaz que poderia se afundar ainda mais na situação que já estava. 

Algo completamente compreensível de um pai fazer, especialmente para Allen que já havia perdido um de seus filhos para as drogas.

Problemas legais

Com a morte de James Allen em 2002, o controle de todo o espólio de Jimi Hendrix passou para a filha adotiva do pai do cantor, Janie Hendrix, e também para seu sobrinho, Robert Hendrix. Contudo, Leon, já limpo das drogas, entrou na justiça pedindo sua parte na herança do irmão.

 Jimi em sessão no estúdio / Crédito: Divulgação

Hendrix é, até hoje, um dos cantores e músicos que mais rendem frutos após a própria morte, com uma receita anual alimentada pelo legado do cantor. Em Londres, Jimi montou o Electric Lady Studio, um estúdio inovador utilizado pelos maiores cantores da atualidade, faturando alguns milhões de dólares anualmente com aluguéis.

Com isso em vista, o controle da marca do falecido guitarrista é de extremo interesse para aqueles que ficam. Apesar da consanguinidade, Leon não conseguiu entrar na herança de seu irmão, porém acabou ficando “apenas” com o direito de imagem dele.

Atualmente, a Hendrix Experience — empresa que reúne o espólio do lendário músico — é gerida e representada por Janie, que parece prezar bastante pela memória de seu meio-irmão.


+ Saiba mais sobre Jimi Hendrix por meio das obras disponíveis na Amazon:

Jimi Hendrix por ele mesmo, de Jimi Hendrix (2014) - https://amzn.to/2GJhQ66

Hendrix: The Illustrated Story, de Gillian G. Gaar (2019) - https://amzn.to/2GIlvkE

Room Full of Mirrors: A Biography of Jimi Hendrix, de Charles R. Cross (2006) - https://amzn.to/2GDKjuf

Jimi Hendrix: As historias por trás de cada canção, de David Stubbs (2014) - https://amzn.to/2Ugnyo2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du