Matérias » Ciência

À prova de apocalipse: conheça o local que abriga mais de 5 mil espécies de plantas

Localizado no Ártico, o lugar abriga as sementes mais valiosas do mundo para caso aconteça alguma catástrofe de escala global

Victória Gearini Publicado em 01/08/2020, às 08h46

Silo Global de Sementes Svalbard, localizado no Ártico
Silo Global de Sementes Svalbard, localizado no Ártico - Wikimedia Commons

Preocupados com os avanços do aquecimento global e as consequências catastróficas para as safras de alimentos, ao longo dos anos, líderes mundiais vêm discutindo diversas medidas eficazes para conter as mudanças climáticas e o aumento da temperatura global. Uma das medidas encontradas foi reunir amostras de sementes no chamado Silo Global de Sementes Svalbard, uma espécie de armazém localizado nas ilhas Svalbard, no Ártico.

A fim de garantir que as plantas mais valiosas do mundo sobrevivam aos piores cenários possíveis, cientistas construíram uma estrutura no meio da montanha do Ártico, altamente segura equipada. O local foi inaugurado em 2008, e uma porta de concreto leva até o Silo Global de Sementes Svalbard, onde as plantas são monitoradas constantemente. 

O compartimento secreto

Em meio à ventania, o local foi construído pensando em possíveis cenários apocalípticos. A população da região é reduzida e o turismo de massa impossível. Para chegar até o local é preciso enfrentar inúmeras barreiras, entre elas o frio intenso, a ventania e os blocos de gelo pelo caminho. 

A região é silenciosa e chama pouca atenção, mas logo na entrada há uma porta feita de aço e que pode ser aberta por meio de uma chave comum — daquelas utilizadas em casa. Para entrar no compartimento, é preciso estar usando capacetes e outros equipamentos de segurança. Há uma longa caminhada para chegar até as plantas mais valiosas do mundo. Assim que entra no compartimento, há um túnel que leva para dentro da montanha. Extremamente gelado, a temperatura média do local chega a -18ºC e o solo nunca descongela.

A ideia dos cientistas é manter em segurança amostras de plantas importantes para caso haja alguma catástrofe que afete a produção de alimentos — seja biológica ou química. Por estarem altamente protegidas no meio do gelo, essas plantas estarão prontas para recomeçar a vida. 

Por isso, os especialistas planejaram a entrada do lugar 130 metros acima do nível do mar e esculpiram a estrutura em uma rocha, garantindo que as sementes sejam imunes à uma possível guerra. Longe da civilização, Svalbard é uma região distante de qualquer conflito militar, motivo que a torna altamente segura.

Sementes sírias 

Quanto mais perto das sementes, mais baixa a temperatura. Ao todo, há mais de 865 mil pacotes distribuídos em mais de 5 mil espécies de plantas, isto é, quase a metade das lavouras mais importantes do mundo, entre elas da África, da Ásia e da América do Norte e Sul.

Dentre as inúmeras variedades de espécies é possível encontrar algumas provindas da Síria. Antes da guerra civil no país, havia pesquisas em regiões secas de Aleppo, mas em decorrência do conflito, as sementes foram transferidas para o Ártico. Entretanto, algumas tiveram que ser removidas, pois elas precisam do clima específico do Oriente Médio para germinar, sendo enviadas para o Líbano e Marrocos.

Armazenadas em um bunker, as sementes foram replantadas para produzir duplicatas. Outras potências possuem seus próprios armazéns, no entanto, o Silo Global de Sementes continua sendo o maior e mais viável do mundo, dado o clima e o distanciamento de áreas de conflitos militares.


+Saiba mais sobre Ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012 - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W