Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Existe diferença entre Óvni, ET e Alienígena?

Termos são constantemente usados para descrever seres de outro mundo, mas será que eles são usados da maneira correta?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/03/2021, às 08h00 - Atualizado em 09/11/2022, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com cena do filme E.T e imagens ilustrativas - Divulgação e Pixabay
Montagem com cena do filme E.T e imagens ilustrativas - Divulgação e Pixabay

Olhos esbugalhados e vermelhos, objetos voadores metálicos, pele gosmenta e marrom, luzes atordoantes, em formato de disco, em Varginha, nos céus; não importa a característica ou localidade, mas muitos acreditam que os ETs, ou OVNIs, sempre estiveram entre nós. 

Não é pra menos, afinal, segundo dados do Arquivo Nacional, que foram publicados no portal do Governo Federal, o Brasil possui mais de 740 registros de aparições de OVNIs. A primeira ocorrência documentada remete ao ano de 1952.

Entre esses casos, podemos citar o enigmático aparecimento do ET de Varginha e até mesmo o simpático — com ares bizarros — do ET Bilú. Certo? Se você acredita que sim, saiba que você está totalmente enganado, afinal, existem diferenças básicas entre esses termos. 

OVNI 

A sigla OVNI significa “objeto voador não identificado” (que em inglês seria "UFO", ou "unidentified flying object"). Como o próprio nome já diz, se refere a qualquer coisa que está no céu, qualquer coisa mesmo, pode ser drone, um balão meteorológico ou qualquer outro artefato.  

OVNIs avistados por caças americanos / Crédito: Divulgação/ Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Segundo aponta matéria da Superinteressante, o termo UFO foi criado pela Força Aérea dos Estados Unidos para definir “qualquer objeto aéreo que, por desempenho, características aerodinâmicas ou características incomuns, não se enquadra em nenhum tipo de aeronave ou míssil atualmente conhecido ou que não possa ser positivamente identificado como um objeto familiar”. 

Acontece que, com o passar dos anos e com a popularização da literatura especializada, principalmente no período da Guerra Fria, esse termo passou a ser associado, de forma errática, pelas pessoas como algo associado a alienígenas.   

Acredita-se que isso aconteceu por conta de Edward J. Ruppelt, que era não só o capitão da Força Aérea americana como foi o chefe do enigmático Projeto Livro Azul, que era responsável pela investigação dos UFOs.

Porém, em seu livro The Report on Unidentified Flying Objects (1956) ele usa o termo da seguinte forma: “’UFO’ é o termo oficial que eu criei para substituir as palavras ‘disco voadores’”. 

Pronto, bastou isso para qualquer objeto voador, até mesmo mísseis soviéticos, serem tratados como naves alienígenas. Desde então, esse erro nunca se desfez. 

Mas então, o que é Alien ou ET? 

A palavra Alienígena, por sua vez, é usada como uma variação de extraterrestre, ou apenas ET. Daí já podemos ver que o filme de Spielberg, de 1982, já tinha um título um tanto quanto redundante, não é mesmo?  

Mas o ponto não é esse. O termo extraterrestre é usado para toda e qualquer coisa que está fora da Terra. Na ufologia, porém, ele diz respeito a existência de seres de outro mundo que são dotados de inteligência. Ou você acha que “apenas que busquem conhecimento” era algo utópico? 

Cena de E.T.: O Extraterrestre (1982)/ Crédito: Divulgação

Já no dicionário Michaelis, a palavra alienígena se refere a “que ou quem é natural de outro país; estrangeiro, forasteiro”. Sendo assim, isso não quer dizer que, necessariamente, eles venham longe de nosso planeta. 


+Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W