Matérias » Curiosidades

Qual a diferença entre rei, imperador, sultão e xeique?

Os títulos carregam uma dúvida que atravessa os séculos, entenda o significado de cada um

Alana Sousa Publicado em 16/11/2019, às 20h00

Ilustração de Mula Hassan
Ilustração de Mula Hassan - Getty Images

Soberanos de diferentes países recebem nomes específicos, isso pode mudar de acordo com especificidades de cada função ou, até mesmo, o lugar geográfico de atuação de cada líder. Os títulos variam, e podem incluir: rei, imperador, sultão e xeique. Na prática, quase não há diferença, mas na teoria existem sólidas razões para o recebimento de cada termo.

Rei é quem governa uma única área já pré-determinada, um único país, como era Luís XV, da França. Enquanto o imperador é responsável pelo grupo de países que constituirá seu Império — que pode estar em constante crescimento —, como foi D. Pedro, do Império do Brasil.

Sultão, termo de origem árabe que significa poder, é de uso governamental e se refere a líderes soberanos que atuam em determinadas nações árabes ou islâmicas. Em vigor desde o fim do século 10, atualmente intitula Qaboos bin Said Al Said, sultão de Omã.

Por fim, xeique (que significa ancião) pode ser usado para se referir a autoridades religiosas ou políticas. Uma pessoa formada nos ensinamentos da religião islâmica pode ser chamada de xeique, assim como o chefe de uma tribo que herdou o título de seu pai. Os membros da família real do Catar também são comumente referidos como xeiques, que neste caso pretende se referir à nobreza contemporânea do país.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Osman I: A vida e o legado do primeiro sultão do Império Otomano, Charles River Editors (e-book)

link - https://amzn.to/2Xil9ZL

As barbas do Imperador, Lilia Moritz Schwarcz (1998)

link - https://amzn.to/2qaFeoz

Islamismo (Coleção Religiões), Xeique Taleb Hussein al-Khazraji (e-book)

link - https://amzn.to/36ZCkDG

D. Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, Eugénio dos Santos (2015)

link - https://amzn.to/355s8rF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.