Matérias » Espaço

Qual é o cheiro da Lua? Astronautas da missão Apollo respondem

Embora muitos tenham uma visão romântica do astro, quem já foi até lá usou adjetivos não tão atraentes para descrever a poeira lunar

Isabela Barreiros Publicado em 26/12/2021, às 08h00

Imagem da Lua obtida pela espaçonave Galileo
Imagem da Lua obtida pela espaçonave Galileo - Divulgação / NASA / JPL / USGS

A Lua levanta questionamentos entre as crianças e até os mais velhos, sendo um astro romantizado e até mesmo nostálgico para alguns. Quem foi para o espaço e, mais especificamente, até ela, já respondeu uma série de perguntas sobre o satélite.

Astronautas que estiveram na Lua a partir das missões Apollo vem contando detalhes da experiência aos cientistas e também aos curiosos. Infelizmente, não existem mais relatos desde 1972, quando a última expedição foi lançada e não voltamos mais ao astro.

Eis que surge uma pergunta: qual o cheiro da Lua? Segundo Gene Cernan, astronauta da missão Apollo 17, a Lua "cheira a pólvora queimada".

Cheira como se alguém tivesse disparado uma espingarda aqui dentro”, acrescentou.
O astronauta Gene Cernan durante a missão Apollo 17 / Crédito: NASA / Harrison H. Schmitt via Wikimedia Commons

 

Antes dele, outros astronautas já haviam falado sobre o mau odor do satélite durante suas passagens. Foi o que disse o piloto da Apollo 11, Buzz Aldrin, que relatou o cheiro da poeira que ficava no seu traje espacial.

O material, descrito por ele "como carvão queimado ou as cinzas de uma chaminé, sobretudo se você derramar um pouco de água sobre ela”, chegou inclusive a sujar sua roupa especial.

"Tem gosto e cheiro de pólvora”, explicou Charlie Duke, piloto da Apollo 16, pelo rádio do foguete em abril de 1972. "É um cheiro muito forte", acrescentou, como relatou à BBC News.

As referências parecem muito específicas e sempre bastante parecidas. Mas isso não foi à toa. Mais tarde, Harrison Jack Schmitt, tripulante da Apollo 17, esclareceu a questão: "todos os astronautas da Apollo estavam familiarizados com o manuseio de armas".

"Quando disseram que ‘a poeira lunar cheirava como pólvora queimada', sabiam do que estavam falando", ressaltou. "Não é que fosse metálico ou azedo, mas [pólvora queimada] era o cheiro mais próximo com o qual poderíamos comparar", completou.

Mais dúvidas

Embora o mau cheiro possa ter contrariado as expectativas de alguns com relação à Lua ou até mesmo quebrado os estereótipos românticos que muitos atribuem a ela, os relatos geraram muitas dúvidas. Afinal, como os astronautas conseguiram sentir a fragrância?

A resposta é muito simples. Mesmo que eles tenham usado uma roupa especial para evitar o contato direto com a atmosfera lunar do único satélite natural da Terra durante sua caminhada, os astronautas puderam cheirar suas vestes após retornarem à nave.

Quando retiraram os trajes espaciais, perceberam que a poeira lunar havia os impregnado, especialmente com seu mau odor, mas também por ela ser "incrivelmente pegajosa", de acordo com a descrição das Crônicas da Apollo da Nasa.

O piloto da Apollo 11, Buzz Aldrin, em foto tirada por Neil Armstrong na Lua / Crédito: Nasa via Wikimedia Commons

 

Isso fazia com que o material tomasse botas, luvas e qualquer superfície que estivesse na atmosfera da Lua. Ainda que escovassem as roupas para retirar o odor, os astronautas perceberam que sempre restava algo da poeira.

Mas porque aquele material, com nome científico de “regolito” tem um cheiro tão específico? Pesquisadores ainda tentam explicar os motivos, mas já existem algumas teorias sobre essa questão.

Uma delas foi desenvolvida por Donald Pettit, engenheiro químico e astronauta que já ficou um período longo na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ele nos pede para imaginar um deserto na Terra.

"Tem cheiro de que? De nada, até chover. O ar é preenchido subitamente com odores doces, pastosos”, continuou. "A água que evapora do solo leva ao seu nariz as moléculas que ficaram presas no solo seco por meses".

"A Lua é como um deserto de 4 bilhões de anos. É incrivelmente seca", ressaltou. "Quando a poeira lunar entra em contato com o ar úmido no módulo lunar, você tem o 'efeito da chuva no deserto' — e alguns cheiros."

Segundo ele, a poeira lunar se combina com íons emitidos pelo Sol que chegam à Lua. Misturada dentro da cabine, produz-se “quem sabe que odores". Outra hipótese é de que o material sofra uma espécie de combustão lenta dentro da atmosfera de oxigênio.

Existem amostras de poeira e rochas lunares que são estudadas na Terra. Elas foram coletadas por astronautas e analisadas por pesquisadores aqui no nosso planeta. Mas há um fato curioso: "Elas não têm cheiro de pólvora", explicou Lofgren.

Para a Nasa, o regolito perdeu o cheiro porque foi “contaminado” pelo ar e água”, o que eliminou "qualquer reação química odorífera". A agência espacial americana também afirmou que o que resta é investigar o material no próprio satélite, embora não tenhamos retornado à Lua desde a missão Apollo 17.


+Saiba mais sobre a chegada do ser humano à Lua através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na Lua, Jay Barbree, 2018 - https://amzn.to/2sI1sPS

100 passos até uma pegada: A incrível jornada cósmica do ser humano desde a antiguidade rumo à conquista da Lua, Lauro Henriques Jr., 2019 - https://amzn.to/2ZQbx9v

O Primeiro Homem: A vida de Neil Armstrong, James R. Hansen (Autor), Donaldson M. Garschagen (Tradutor), Renata Guerra (Tradutor), 2018 - https://amzn.to/2uiRp4x

Nenhum sonho está longe demais: Lições de vida de um homem que andou na lua, Ken Abraham (Autor), Buzz Aldrin (Autor), 2018 - https://amzn.to/2sJjAsM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W