Matérias » Idade Moderna

Napoleão Bonaparte era mesmo baixinho?

Descubra de onde vem a confusão a respeito da verdadeira altura de Bonaparte

Joseane Pereira Publicado em 30/07/2020, às 08h00

Pintura oficial de Bonaparte
Pintura oficial de Bonaparte - Wikimedia Commons

Inspirando até hoje respeito e indignação por suas conquistas militares , Napoleão Bonaparte colocou a França em posição dominante na Europa Ocidental após a Revolução Francesa. Mas, diante de tantos feitos, uma das maiores controvérsias na história do militar é relativa à sua altura.

Afinal, ele era realmente tão baixinho?

Napoleão geralmente é definido como tendo 1 metro e meio de altura. Tal crença levou à criação do termo Complexo de Napoleão, para designar pessoas que agem de forma agressiva compensando a baixa estatura. Junto a isso, o imperador era frequentemente cercado pelos mais altos soldados da Guarda Imperial, como uma medida de proteção que levava todos ao seu redor a serem maiores que ele.

Entretanto, muitas pessoas afirmam que a baixa estatura era apenas um mito para macular a imagem do Imperador, que media na verdade 1,68 de altura.

Mas por que ainda restam tantas dúvidas na definição de sua altura, sendo ele uma das figuras mais famosas do século 18? A resposta está na discrepância entre as polegadas inglesas e francesas.

Como a polegada francesa era diferente da britânica, qualquer altura definida no país de Napoleão era menor que o esperado. Pode parecer pouca coisa, mas, levando em conta que a média dos franceses da época era 1,65, Napoleão era realmente alto para os padrões vigentes.