Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Qual foi o destino final dos colaboradores de Hitler?

Saiba o que aconteceu com os principais ajudantes do ditador alemão

Mariana Sgarioni Publicado em 23/10/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Goebbels e Hitler - Getty Images
Goebbels e Hitler - Getty Images

Josef Goebbels (1897 – 1945)

Crédito: Getty Images

Ministro da propaganda nazista, era o responsável por escrever os discursos mais persuasivos de que s tem notícia, capazes de inflamar toda a população com mensagens antissemitas e ultranacionalistas. Ficou ao lado de Hitler até o fim. Com a ajuda da mulher, Magda, matou os seis filhos e se suicidou com veneno e um tiro.

Hermann Göring (1893 – 1946)

Crédito: Getty Images

Um dos fundadores da Gestapo e braço direito do führer, também acusaram-no de traição no fim da guerra. Foi destituído de todas as duas funções estatais por ter negociado com o inimigo contra as ordens de Hitler. Preso, levado a Nuremberg e condenado à morte, se suicidou ingerindo veneno após a sentença.

Heinrich Himmler (1900 – 1945)

Crédito: Getty Images

Oficial reconhecido por sua lealdade ao ditador alemão, foi uma decepção nos momentos finais. Nos últimos dias de guerra, Hitler descobriu que Himmler estava recuando e negociando a rendição alemã e acusou-o de traição. Preso pelas tropas aliadas, se suicidou, tomando veneno.

Martin Bormann (1900 – 1945)

Crédito: Getty Images

Uma das principais cabeças do Partido Nazista e secretário pessoal de Adolf Hitler, tinha a confiança total do führer. Após a morte do ditador, fugiu do bunker e foi dado como morto ao tentar cruzar um comando soviético. Ainda há que diga que ele tenha vivido como milionário escondido na América do Sul.

Albert Speer (1905 1981)

Crédito: Getty Images

Arquiteto e ministro dos armamentos, foi um dos melhores amigos de Hitler e projetou as principais obras faraônicas do Reich, inclusive a Chancelaria. Esteve com o führer dias antes de sua morte para se despedir. Após a guerra, foi preso, julgado em Nuremberg e condenado a 20 anos de prisão.


Saiba mais sobre o nazismo através das obras abaixo

Ascensão e queda do Terceiro Reich, William L. Shirer (2017)

link - https://amzn.to/2p4j1YH

Espelho do Ocidente: O nazismo e a civilização ocidental, Jean-Louis Vullierme (e-book)

link - https://amzn.to/33SmRTt

Os bebês de Auschwitz, Wendy Holden (2015)

link - https://amzn.to/2N8HK62

Heinrich Himmler: Cartas de um assassino em massa, Michael Wildt (2016)

link - https://amzn.to/2MDkKxi

Hermann Göring. Una biografia, Martin Henry Sommerfeldt (2019)

link - https://amzn.to/2Jd6CbP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.