Matérias » Entretenimento

Qual foi o primeiro vídeo postado no Youtube?

Com apenas 18 segundos, a gravação conta com mais de 161 milhões de visualizações; confira!

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 15/04/2021, às 15h15

Print do primeiro vídeo da plataforma
Print do primeiro vídeo da plataforma - Divulgação / YouTube

Em fevereiro de 2005, um projeto concebido por três ex-funcionários da carteira virtual PayPal era colocado no ar; Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim se uniram para criar uma plataforma responsável por facilitar o upload e hospedagem de vídeos para a visualização online, eliminando um antigo problema de carregamentos intermináveis e players de difícil manuseio aos mais leigos.

Dessa maneira, entrava no ar o YouTube. Apesar de ter o domínio registrado em 15 de fevereiro daquele ano, o site funcionou em caráter experimental até novembro, usando a classificação de projeto "Beta" ao lado de seu logotipo para sinalizar possíveis erros e instabilidades no portal baseado apenas em publicações de vídeos.

De forma simples, era possível criar um perfil na rede e fazer buscas de vídeos. Porém, nos primeiros dois meses, não havia vídeos hospedados na plataforma, tanto pelos testes quanto pelo desconhecimento público da rede; a primeira publicação só ocorreria em 23 de abril de 2005 e seria feita por um funcionário contratado pelos fundadores, como explicou o portal TechTudo.

Página inicial do Youtube em seus primeiros anos / Crédito: Divulgação

 

Primeiro vídeo

O funcionário Yakov Lapitsky ficou responsável em fazer o primeiro upload da plataforma. Um vídeo de apenas 18 segundos, gravado no zoológico de San Diego, nos EUA, com Jawed Karim falando com a câmera. Armazenado na conta “jawed”, foi intitulado simplesmente como “Me at the zoo” (“Eu no zoológico”, em tradução livre).

Sem nenhuma produção, o co-fundador faz um rápido comentário no vídeo filmado em uma câmera digital compacta de baixa resolução: “Então, estamos aqui na frente dos elefantes e o legal desses caras é que eles realmente possuem trombas muito longas. Isso é muito legal. E isso é praticamente tudo que tenho a dizer”, afirma Karim.

Apesar de partir de um dos criadores, foi o único vídeo que Jawed postou na plataforma desde então, quinze anos depois. Mesmo assim, se tornou um marco do começo das atividades da importante rede social; os 18 segundos já contabilizam mais de 161 milhões de visualizações, além de manter um fluxo de comentários ativos até os dias atuais — além de manter 1,82 milhões de inscritos no canal.

Passos posteriores

O projeto continuou sendo desenvolvido pelo trio e 67 funcionários até o ano seguinte, quando o Google decidiu adquirir a plataforma por US$ 1,65 bilhão na época, sendo a segunda compra mais cara que a empresa havia feito até então. O buscador já tinha um website semelhante chamado Google Vídeo, sendo posteriormente integrado ao website recém-comprado, desativando o serviço anterior e promovendo a sincronização de vídeos antigos.

Ainda em 2006, a revista TIME elegeu o YouTube como a melhor invenção do ano em sua edição de novembro, justificando que a popularização de acesso a vídeos caseiros permitia um novo método para entreter, educar e dar ainda mais voz para a comunicação social.


+Saiba mais sobre internet em grandes obras disponíveis na Amazon: 

A internet das coisas, por Eduardo Magrani (2018) - https://amzn.to/32jaIs8

Como o Google funciona, por Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (2015) - https://amzn.to/32jT9rG

Cenário de Caos: Com o Colapso da Mídia de Massa, as Empresas Só Têm Uma Escolha: Ouvir ou Quebrar, de Bob Garfield (2012) - https://amzn.to/3dnAxO6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W