Matérias » Família Real Britânica

Qual teria sido a fala de William ao ver Kate Middleton no altar, há exatos 10 anos?

A cerimônia oficializou o longo relacionamento do casal, que começara na faculdade

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/04/2021, às 10h18

Fotografia do icônico beijo dos recém-casados
Fotografia do icônico beijo dos recém-casados - Getty Images

Eram 10h da manhã, e o mundo esperava ansiosamente do lado de fora da Abadia de Westminster, enquanto lá dentro uma Kate Middleton de 29 anos percorria lentamente um tapete vermelho até o altar onde o Príncipe William, então com 28, aguardava ansiosamente. 

Eles haviam trilhado um longo caminho até ali, tendo se conhecido uma década antes, na Universidade Saint Andrews, na Escócia. Ele cursava então Geografia, e ela, História da Arte. O namoro em si começou em 2003, teve uma breve interrupção em 2007 (quando o príncipe serviu no exército britânico), e em novembro de 2010 o relacionamento deu um novo passo com o noivado. 

Segundo o The Guardian, em 29 de abril de 2011, o dia da cerimônia de casamento, especialistas em leitura labial haviam dito que a primeira frase proferida após o casal reunir-se no altar foi do futuro esposo: “Você está linda”.

O vestido de noiva de Kate fora desenhado por Sarah Burton, que era a diretora de criação da rica grife de Alexander McQueen, então já falecido. Para acompanhar a roupa digna de uma futura princesa, ela ainda levava um item real adornando seu cabelo - uma tiara da própria Rainha-Mãe, que depois passou seu objeto para Elizabeth II. 

Rainha da Inglaterra e Príncipe Philip chegando para a cerimônia / Crédito: Wikimedia Commons

 

Duque de Cambridge 

A Rainha da Inglaterra emprestou a tiara para adicionar uma nova camada de requinte à noiva de seu neto naquele dia especial. Outra coisa concedida pela monarca britânica, porém dessa vez para William, foi um título. 

Isso pois, segundo a tradição da realeza, os homens da Família Real ganham seus títulos na manhã do dia de seu casamento. Esses cargos de nobreza  não estão pré-determinados, aliás, assim sendo distribuídos de acordo com a escolha do monarca vigente. 

Fora, portanto, no início de 29 de abril de 2011 que o príncipe, que é também o segundo na linha de sucessão pelo trono, se tornou o novo Duque de Cambridge. Vale ainda comentar aqui que o ducado é um título privilegiado dentro da hierarquia real, estando apenas abaixo dos reis e dos príncipes. 

Após a cerimônia inicial /Crédito: Getty Images

 

Recém-casados 

A passagem da procissão real, cuja primeira carruagem trazia a dupla recém-casada, foi acompanhada por milhares de pessoas - sendo elas não apenas britânicas, mas de diversas nacionalidades. Ainda de acordo com o G1, havia até mesmo brasileiros em meio à multidão. 

Ao casamento realizado dentro da igreja seguiu-se uma festa no Palácio de Buckingham que contou com a participação de 600 convidados. Foi na varanda do castelo da Família Real que ocorreu o icônico beijo entre o duque e a duquesa de Cambridge, que ganhou uma salva de aplausos de quem assistia e foi fotografado de diversos ângulos pelas muitas câmeras no local. 

O anel de Kate /Crédito: Getty Images

 

Na época, o destino da lua-de-mel de Kate e William, que foi as Ilhas Seychelles, não havia sido divulgado ao público, provavelmente para evitar que o local ficasse lotado de paparazzi.

O território localizado no Oceano Índico é cercado de belas águas cristalinas e já havia sido visitado pelo casal na época em que eles namoravam. 


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7