Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Quando David Bowie foi atingido por um pirulito durante um show — e continou cantando

“Onde está? É fácil desaparecer na multidão, maldito idiota”, disse o astro com um cabo de pirulito pendurado em seu globo ocular

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de David Bowie - Divulgação
Fotografia de David Bowie - Divulgação

O público do show de David Bowie no festival Norwegian Wood, que acontecia perto de Oslo, na Noruega, teve uma surpresa curiosa. Naquele 19 de junho de 2004, o artista foi atingido por um item muito peculiar, diferente das costumeiras bandeiras, presente de fãs e até mesmo sutiãs que podem ser jogados em palcos.

Bowie tinha terminado de cantar a canção Battle For Britain (The Letter), parte de seu álbum Earthling, de 1997, quando um pirulito em formato de coração foi lançado ao palco por motivos ainda desconhecidos. A força do arremesso foi tanta que o doce foi parar no olho do cantor, que cambaleou e caminhou para a parte de trás do palco.

Virado de costas para o público, ele agonizava, mas arrumou forças para pegar o microfone e se dirigir à plateia de mais de sete mil pessoas que preenchiam o festival ao ar livre. O artista estava claramente furioso e decidiu questionar o responsável pela atitude.

"Onde está?”, perguntou Bowieà plateia. Sem nenhum tipo de resposta, disse: “É fácil desaparecer na multidão, maldito idiota. Eu vou te encontrar". 

Bowie com o pirulito no olho / Crédito: Divulgação

Ele tinha cantado apenas três músicas até o momento em que foi atingido, e o show parecia suspenso. Embora estivesse com o pirulito cravado em seu olho, arrumou tempo para xingar o autor da ação e, ainda, zombar de toda a situação depois de um assistente de palco correr para ajudá-lo a tirar o item pendurado de seu rosto.

"Só tenho um olho saudável, imbecil. Felizmente, você acertou bem, só o tornou mais decorativo do que já era", declarou o cantor. “Lembra? Eu só tenho um, de qualquer maneira. Felizmente, é esse que funciona. Então eu vou te encontrar. ”

O pirulito estava alojado entre a pálpebra e o olho esquerdo de Bowie, que já era danificado, o que causou os comentários irônicos do artista. A história é conhecida pelos fãs do artista: isso aconteceu no período da escola, quando um colega o atingiu no olho com apenas 13 anos devido a uma briga por uma garota.

A situação piorou quando ele recebeu um soco no mesmo olho, o que causou uma condição chamada anisocoria, responsável por deixar as pupilas dos olhos de tamanhos diferentes. É por isso que Bowie parece ter uma pupila dilatada. E parece sorte que o item acabou atingido exatamente o olho mais problemático do cantor.

O cantor sendo ajudado pelo assistente de palco / Crédito: Divulgação

O show parecia estar prestes a acabar, afinal, David tinha passado por algo dolorido e grotesco em cima do palco. No entanto, gritos da plateia fizeram com que ele mudasse de ideia, em uma atitude de um artista nato, um dos maiores de todos os tempos. Ele anunciou ao seu agressor:

"Guarde sua excitação para você”, disse. “Isso só significa uma coisa, estenderei o show e, agora, tocarei uma canção dos Pixies em vez da música que estava prevista, esse é seu castigo. Você merece”.

Em vez de acabar a apresentação mais cedo, depois de ter o pirulito removido de seu olho, que felizmente ainda enxergava, ele fez exatamente ao contrário. O show acabou durando duas horas e 20 minutos a mais, com 27 músicas tocadas no total. Com uma multidão ainda mais animada, Bowie foi capaz de terminar um dos mais peculiares espetáculos de sua carreira.

No meio de tudo isso, ele jogou uma palheta para a multidão. A ação foi logo seguida de uma piada irônica: o artista perguntou, rindo, se tinha atingido alguém com o objeto. 

De acordo com a Associated Press, a pessoa responsável por lançar o pirulito em David foi identificada por publicações norueguesas, que alegaram tê-la rastreado. Entrevistada pelos jornais, a mulher disse que tudo não passou de um acidente. Ela poderia ter estragado o show de cerca de 7.500 pessoas, mas Bowie não deixou isso acontecer: o show tem que continuar.


+ Saiba mais sobre David Bowie por meio das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bowie, de Wendy Leigh (2016) - https://amzn.to/2NDAKiC

David Bowie: A Life (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/2Rv0wqm

David Bowie. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Mike Evans (2016) - https://amzn.to/2R7jLYp

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars - Gravação original, Importado - https://amzn.to/38l7Mwa

David Bowie (DVD) - https://amzn.to/2v0G7SH

David Bowie: The Oral History (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/38dQkcP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W