Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

Quando o cadáver de John Barrymore foi levado para uma festa

O caixão do avô da atriz Drew Barrymore passou por uma festa na noite de seu descanso final

Wallacy Ferrari Publicado em 23/01/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Barrymore em visita a Casa Branca em 1924 - Domínio Público / Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
John Barrymore em visita a Casa Branca em 1924 - Domínio Público / Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

John Barrymore fez sucesso nos Estados Unidos ao se tornar um dos atores mais importantes de personagens teatrais no início do século 20. Por lá, introduziu suas características no emergente cinema mudo, fazendo sucesso com o terror Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de 1920, e assim que o som foi adicionado, tornou-se uma referência dramática com o clássico como 'Grande Hotel', de 1932.

Durante uma apresentação em um programa de rádio em 1942, o ator desmaiou e faleceu após dias internado em um hospital, aos 60 anos. Contudo, quem acredita que a trajetória do ator se encerrava por ali, se engana; com a ajuda de alguns amigos que compunham a Era de Ouro de Hollywood, ele teve o direito de curtir sua última noite de bebedeira.

John Barrymore em visita a Casa Branca em 1924 / Crédito: Domínio Público / Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Noite de festa

O diretor de cinema Raoul Walsh confessou, no documentário "The Men Who Made the Movies", de 1973, que ao tomar ciência da morte do amigo, se dispôs a ajudar com o corpo, mas acabou o violando para pregar uma peça com os amigos.

Junto do lendário ator Errol Flynn, seu cadáver foi 'furtado' e instalado em uma mesa de poker, composta também por Sadakichi Hartmann e WC Field.

Por lá, uma última festa foi organizada e a partida, regada de álcool e histórias sobre o amigo, foi realizada. Pouco depois, o caixão foi devolvido a família, que o enterrou no Calvary Cemetery, em Los Angeles, em 2 de junho daquele ano.

Tal história fora negada por anos em outras versões de pessoas próximas ao ator, sendo parcialmente confirmada por supostas testemunhas. Contudo, no ano de 2020, uma confirmação familiar veio à tona.

Drew Barrymore em fotografia no ano de 2003 / Crédito: Getty Images

De família

Neta do astro e também atriz, Drew Barrymore foi perguntada sobre a suposta ocasião durante uma entrevista no programa Hot Ones, do YouTube.

No episódio, o apresentador Sean Evans indaga, com palavras claras, se os nomes envolvidos no boato realmente o dispuseram em frente ao jogo de poker, sendo confirmado pela atriz.

Não apenas sim, mas houve interpretações cinematográficas disso! Um filme de Blake Edwards chamado SOB [lançado em 1981] que é simplesmente brilhante e divertido de assistir”, acrescentou Drew.

A loira ainda acrescentou o desejo de realizar o mesmo em seu óbito: “Vou dizer isso, espero que meus amigos façam o mesmo por mim! [...] Acho que a morte vem com tanta tristeza e eu entendo isso, mas se estiver tudo bem, só para mim, se todo mundo pudesse estar realmente feliz e comemorando e fazer uma festa, essa seria minha preferência”, concluiu.