Matérias » Personagem

Quartos 'secretos' e pai espião: 5 fatos curiosos sobre a vida de Jackie Chan

O carismático ator construiu sua fama através filmes de ação, porém não é só quando ele interpreta personagens que vive acontecimentos emocionantes

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/07/2021, às 08h00

Fotografia de Jackie Chan
Fotografia de Jackie Chan - Getty Images

Chan Kong-sang, mais conhecido pelo nome artístico de Jackie Chan, é um ator honconguês (ou seja, nascido em Hong Kong) cheio de personalidade que ficou famoso ao juntar sua paixão pela sétima arte com suas habilidades para lutas marciais, criando uma série de filmes de ação únicos, que conquistaram as bilheterias e fizeram com que o nome do artista ficasse conhecido internacionalmente. 

Indo além dos inúmeros personagens cômicos e carismáticos a que o profissional deu vida, é possível descobrir que a vida pessoal de Jackie também não deixa a desejar, possuindo diversos aspectos peculiares. 

1. Possui casas com quartos secretos 

Parece mentira, mas não é! Segundo repercutido por uma matéria da Rolling Stone do ano passado, Chan já deu um tour de uma de suas casas para um repórter da TMZ, e mostrou diversas câmeras ocultas que poderiam servir de set de filmagem para seus filmes.  

O fato já havia sido sugerido em 2004, durante uma conversa com o norte-americano Conan O’Brien em seu programa de entrevistas. Ao ser instigado pelo apresentador a respeito do assunto, o ator reagiu com “Quem te contou isso?”, assim atiçando a curiosidade de seus fãs. 

Fotografia Jackie  Chan / Crédito: Wikimedia Commons/ Eva Rinaldi

 

2. Seu pai era espião

Por mais mirabolante que pareça, no ano de 2017 o ator revelou que seu pai, que se chama Charles Chan, era um espião do Exército Nacional Revolucionário Chinês. O próprio artista apenas descobriu aquele lado emocionante da vida de seu progenitor quando já era adulto. 

“Meu pai era um espião escondido em Hong Kong e escondido na Austrália na embaixada norte-americana por vários anos”, contou Jackie, segundo repercutido pelo DailyMail naquele mesmo ano. 

3. Deu o sangue - ou quase isso - pelos filmes 

Um dos motivos pelo qual Chan conquistou sua reputação como ator de ação foi pelo fato dele fazer todas as suas cenas de luta, recusando o uso de dublês. Todavia, não é porque o artista é bom com acrobacias e artes marciais que não teve, por vezes, algumas dificuldades enquanto tentava entregar o que era pedido pelos diretores. 

Ainda de acordo com a Rolling Stone, Jackie já sofreu cerca de 70 lesões ao longo de sua carreira cinematográfica, e ainda chegou a quase se afogar enquanto filmava “Vanguard”, um de seus longas mais recentes, que foi lançado em 2020. 

4. Virou personagem de desenho animado 

Desenho "As aventuras de Jackie Chan" / Crédito: Divulgação/ Youtube/ Imperio Liancount 

 

O legado do ator é tão expressivo que ele chegou a inspirar um desenho animado, o “As Aventuras de Jackie Chan”. 

5. Também é cantor 

Um fato pouco conhecido da vida de Chan é que, além de intérprete em filmes, ele possui uma carreira no mundo da música. Ou seja, entre seus muitos talentos, ainda estão os vocais profissionais. 

O honconguês possui 20 álbuns, que vem lançando desde os anos 80, e apresentam músicas em mais de uma língua. De acordo com o site Merch Dope, ele faz sucesso em Hong Kong e outros países asiáticos.