Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rei Luís XV

Quem foi Luís XV, monarca que será interpretado por Johnny Depp em filme

Luís XV foi rei da França de 1715 até sua morte, em 1774, e agora terá sua história retratada em filme

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/08/2022, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Luís XV, da França e Johnny Depp em filme - Domínio Público e Divulgação
Rei Luís XV, da França e Johnny Depp em filme - Domínio Público e Divulgação

Depois de um longo processo de disputas judiciais contra a ex-esposa Amber Heard, Johnny Depp finalmente voltará às telonas — tendo sido seu último trabalho como ator no filme 'Minamata', de 2020. No novo papel, o ator interpretará o antigo rei francês Luís XV, em uma produção ainda sem título da diretora francesa Maïwenn.

O Rei Luís XV governou o país por longos 59 anos, tendo assumido o trono ainda aos cinco anos de idade, em 1715. Em 1774, quando morreu, já não era mais tão popular, e chegou até mesmo a ser acusado de corrupção durante seu governo.

Primeiros anos e governo

Luís XV nasceu no dia 15 de fevereiro de 1710 dentro do próprio Palácio de Versalhes, ainda durante o reinado de Luís XIV, seu bisavô, que era referido como 'Rei Sol'. No entanto, quando ainda tinha apenas dois anos, seus pais e seu irmão mais velho — Luís era o terceiro filho, o primogênito já havia morrido muito antes — vieram a falecer em decorrência do sarampo.

Rei Luís XV durante sua infância
Rei Luís XV durante sua infância / Foto por Museo del Prado pelo Wikimedia Commons

Assim, aos cinco anos ele já havia herdado o trono diretamente de seu bisavô — visto que os próximos na linha de sucessão, seu avô e seu pai, haviam morrido —, e então assumiu o governo assim que alcançou a maioridade, em 1723, como informado pelo Brasil Escola. Logo, como na época o casamento era também um ato político relacionado a consolidação de alianças, na década de 1720 o ministro Duque de Bourbon preparou uma lista com 99 pretendentes para ele.

Então, depois de um período conturbado envolvendo pretendentes da Espanha, que não puderam se casar com o rei devido a idade extremamente baixa, Luís XV casou-se com Maria Leszczyńska, filha de Estanislau I Leszczyński, rei deposto da Polónia — o que levou a França a combater a Áustria e a Rússia na guerra de sucessão polonesa, que durou de 1733 a 1738.

Rei Luís XV
Rei Luís XV / Foto por Palace of Versailles pelo Wikimedia Commons

Apesar disso, conta-se em sua biografia feita pelo acadêmico francês MauriceLever que, a partir dos quatorze anos, o jovem rei também começou a se envolver com outros jovens com os quais conviveu em outros períodos de sua vida. Logo, é quase indiscutível a homossexualidade latente de Luís XV.

Sua atração pelos meninos começou cedo. Alguns biógrafos benevolentes tentaram livrá-lo dessa preferência. No entanto, está tão amplamente relatada pelos mais memorialistas mais dignos de fé que não se pode duvidar disso sem ofender seriamente a verdade", escreve Maurice Lever em 'Luís XV', biografia do rei francês feita em 2002.

Queda e morte

A 'Guerra dos Sete Anos' consistiu em uma série de conflitos ocorridos entre 1756 e 1763, contando com a França — governada por Luís XV —, a Áustria — comandada pela Monarquia de Habsburgo — e outros aliados de um lado, contra Inglaterra, Portugal, o Reino da Prússia e o Eleitorado de Hanôver — onde hoje se encontra a Alemanha.

No entanto, a França foi completamente derrotada no conflito, e assim acabou perdendo a maior parte de suas colônias na América e na Ásia, de forma que, também foi embora toda a influência francesa no leste europeu.

Retrato do rei Luís XV
Retrato do rei Luís XV / Foto por Louis-Michel van Loo pelo Wikimedia Commons

Assim, o rei Luís XV perdeu popularidade e seu nome caiu em descrédito entre seus súditos, o que fomentou os primeiros movimentos que embasariam a Revolução Francesa — que ocorreu em 1789. Porém, antes que o movimento popular francês ocorresse, o rei morreu em 1774, vítima da varíola, no mesmo palácio em que nasceu.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.