Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Lula

Quem são os filhos de Lula, atual presidente do Brasil

O recém-eleito presidente Lula possui cinco filhos; confira quem são e o que fazem!

Redação Publicado em 30/10/2022, às 20h02 - Atualizado em 10/04/2024, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula ao lado de familiares - Arquivo pessoal
Lula ao lado de familiares - Arquivo pessoal

Neste domingo, o até então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito, encerrando o governo de Jair Bolsonaro, com um mandato que deve se estender até o fim de 2026. Com a conquista recente, Lula terá o terceiro mandato presidencial em sua carreira política, tendo sido presidente do Brasil anteriormente por oito anos, de 2003 a 2011.

Sendo uma figura reconhecidamente populista, Lula nunca escondeu suas origens e sua história de vida, semelhante à realidade de grande parte dos brasileiros, sendo metalúrgico antes da iniciar sua carreira política, e tendo viajado do nordeste até São Paulo em busca de melhores oportunidades e condições de vida, no passado.

Dessa forma, ele não só dedica suas conquistas à si próprio, como também à sua família, que o acompanhou ao longo de sua carreira política. Ele já foi casado com Maria de Lourdes da Silva, de 1969 a 1971, Marisa Letícia Lula da Silva, de 1974 a 2017, e atualmente está com a socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. Além disso, ele também possui cinco filhos. Confira a seguir quem são os filhos do novo presidente do Brasil:

'Janja' da Silva e Lula, novo presidente do Brasil
'Janja' da Silva e Lula, novo presidente do Brasil / Crédito: Getty Images

1. Lurian Cordeiro

Lurian Cordeiro Lula da Silva foi a primeira e única filha de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua vida. Nascida em 1974, ela é filha da enfermeira Miriam Cordeiro, com a qual Lula nunca foi casado.

Lurian é jornalista e foi secretária de Ação Social da prefeitura de São José, em Santa Catarina, também foi assessora parlamentar do então deputado federal Gabriel Chalita, como informado pelo O Globo. 

2. Marcos Cláudio

Em 1974, Lula se casou com Marisa Letícia Lula da Silva, com quem teve quatro filhos, sendo um adotado e três biológicos. Então, mesmo que Lurian Cordeiro tenha sido a primeira filha do novo presidente, o mais velho dos cinco filhos é Marcos Cláudio, fruto de um relacionamento anterior de Marisa Letícia.

Marcos Cláudio foi adotado por Lula anos depois de seu casamento mais duradouro, tendo nascido em 1971, e tem como ocupação a profissão de psicólogo. Ainda durante a infância, já chamava Lula de pai, visto que seu pai biológico havia sido assassinado antes de seu nascimento, e o político também já havia perdido um filho antes, em seu primeiro casamento. 

3. Fábio Luís

O mais velho dos três filhos homens biológicos de Lula com Marisa Letícia é Fábio Luís Lula da Silva, também conhecido como Lulinha. Ele nasceu em 1975, e hoje tem 47 anos.

Fábio Luís é biólogo e sócio da Gamecorp, uma empresa de games. Além disso, ele também é sócio da LLCS, uma empresa dele com outro irmão.

4. Sandro Luís

Sandro Luís Lula da Siva é o quarto filho do presidente Lula, fruto de seu relacionamento com Marisa Letícia, e nasceu em 1979.

Sandro é publicitário e sócio de uma empresa de consultoria em tecnologia. A empresa, por sua vez, funciona no mesmo prédio da LFT, sendo ele também sócio do irmão mais novo, Luís Cláudio.

5. Luís Cláudio

Luís Cláudio Lula da Silva é o filho mais novo de Lula, nascido em 1985 — ou seja, hoje tem 37 anos. Em sua vida, já foi educador físico e auxiliar de preparação de jogadores de clubes como o São Paulo, o Palmeiras e o Corinthians. Além disso, ele também é empresário e atua no ramo esportivo.