Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Como Putin reagiu à morte de Fidel Castro?

O revolucionário faleceu aos 90 anos de idade, em 25 de novembro de 2016

Redação Publicado em 13/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fidel e Putin durante encontro em 2000 - Getty Images
Fidel e Putin durante encontro em 2000 - Getty Images

Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, faleceu em Havana no dia 25 de novembro de 2016, aos 90 anos de idade.

Apesar de se tratar de uma figura controversa e alvo de inúmeras críticas, na época, diversos líderes mundiais prestaram homenagens a ele, como foi o caso do presidente russo Vladimir Putin.

Após ser informado sobre a morte do revolucionário, o ex-agente da KGB emitiu um telegrama no qual caracterizou Fidel como sendo o "símbolo de uma era" e "amigo sincero da Rússia".

"O nome deste distinto homem de Estado é, com razão, considerado o símbolo de uma era na história mundial contemporânea", declarou Putin em telegrama enviado ao presidente cubano Raúl Castro. "Fidel Castro foi um amigo da Rússia, sincero e confiável", acrescentou, conforme informações da revista Exame.

Conversa com Raúl Castro

De acordo com o portal Sputnik, o chefe de Estado ainda chegou a ligar para o irmão do ex-governante, prestando condolências a ele.

Vladimir Putin / Crédito: Getty Images

"Em 26 de novembro de 2016, o presidente russo Vladimir Putin ligou para o presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba, Raul Castro, para expressar suas condolências em nome do povo russo e de si mesmo depois da morte do líder revolucionário cubano Fidel Castro", afirmou o Kremlin em comunicado.

Mas apesar do telefonema e da homenagem prestada, o presidente russo não compareceu ao funeral do revolucionário. “Vladimir Putin tem uma agenda bastante apertada”, justificou o porta-voz do governo, Dmitry Peskov. Em seu lugar, enviou o presidente da câmara baixa do Parlamento, Vyacheslav Volodin.

Último aniversário de Fidel

Três meses antes de sua morte, no dia 13 de agosto, Fidel completou 90 anos de idade.  Na época, Putin, o parabenizou por meio de carta publicada no site do Kremlim.

Putin e o revolucionário Fidel Castro em 2000 / Crédito: Wikimedia Commons / Presidential Press and Information Office

“Na Rússia você goza de um grande respeito como homem de Estado destacado, que dedicou toda a sua vida ao serviço do povo de Cuba”, escreveu o presidente. “É difícil superestimar sua contribuição pessoal ao desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre os nossos países”, disse ele, segundo informações do O Globo. “Desejo boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade”, finalizou.

Relação entre os dois países

Com a conclusão da Revolução Cubana em 1959 e consequente rompimento das relações com os EUA pouco depois, o país caribenho logo deu início a uma aproximação com a então União Soviética. 

Porém, o fim da URSS, em 1991, acabou por gerar sérias consequências econômicas em Cuba, que perdeu o auxílio financeiro que recebia de Moscou, importantíssimo para enfrentar o embargo econômico imposto pelos norte-americanos.

Conforme a fonte, nos últimos anos, entretanto, Putin vem buscando reavivar as relações entre ambos os países, tendo visitado a ilha no ano de 2014, quando se encontrou pessoalmente com Fidel Castro.


+ Saiba mais sobre Fidel Castro por meio das obras disponíveis na Amazon:

A vida secreta de Fidel, de Jun Reynaldo Sanchez Axel Gyldén (2014) - https://amzn.to/2R0hLSb

Fidel Castro: Uma Biografia Consentida, de Claudia Furiati (2015) - https://amzn.to/2qIX5Dj

O Verdadeiro Fidel Castro, de Leycester Coltman (2008) - https://amzn.to/2KU8w1I

Fidel Castro. Biografia a Duas Vozes, de Ignacio Ramonet (2016) - https://amzn.to/2KSfQuS

Dossiê Fidel Castro, de Rodolfo Lorenzato (2013) - https://amzn.to/34kBS18

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W