Matérias » Bizarro

Realidades paralelas e falha na matrix: as bizarras teorias sobre o Efeito Mandela

O fenômeno acontece quando várias pessoas compartilham uma mesma memória que nunca existiu. Entenda!

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 31/07/2021, às 09h57

Imagem meramente ilustrativa de universos paralelos
Imagem meramente ilustrativa de universos paralelos - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Provavelmente você já deve ter tido a sensação de já ter visto um determinado evento, mas se lembrar de um desfecho completamente diferente, não é mesmo? Por exemplo, possivelmente já assistiu ao desenho 'Pokémon' e se lembra do carismático personagem Pikachu.

Caso a resposta seja sim, agora provavelmente você se lembra de ter visto o rabo dele preto. Correto? Pois bem, isso nunca aconteceu e possivelmente você foi afetado pelo Efeito Mandela.

Esse fenômeno ocorre quando um grupo significativo de pessoas compartilham uma mesma memória falsa. Segundo a teoria conspiratória, existem duas possíveis explicações para o evento e, em ambas, tais episódios de fato teriam acontecido. Mas como?

O surgimento do termo  

De acordo com a Folha de S. Paulo, o termo foi criado pela pesquisadora de eventos sobrenaturais, Fiona Broome. Durante anos, a especialista acreditou que uma das figuras mais importantes e influentes do século 20, Nelson Mandela, teria falecido na prisão durante a década de 1980 — período em que realmente o revolucionário esteve preso. Contudo, o líder sul-americano veio a óbito somente em 2013, aos 95 anos. 

Nelson Mandela, líder sul-americano que faleceu em 2013 / Crédito: Getty Images

 

Segundo a Superinteressante, durante uma convenção, em 2010, Broome constatou que outras pessoas compartilhavam da mesma memória que ela. Além disso, percebeu que essas pessoas se lembravam de outros episódios em comum, mas que de fato nunca aconteceram. 

Intrigada com a situação, a pesquisadora de fenômenos sobrenaturais resolveu investigar o caso. Durante suas pesquisas ela se deparou com duas possíveis explicações que envolvem teorias conspiratórias. 

Teoria do Multiverso

Uma das teorias é a do Multiverso, que nos últimos anos tem ganhado força. Segundo a Folha de S. Paulo, tal argumento pressupõe que existem universos paralelos e que os seres humanos transitam entre eles. Isto é, eventos que aconteceram em uma realidade, podem ou não ter acontecido em outras realidades.

Partindo dessa suposição, Nelson Mandela teria realmente sido morto durante a década de 1980, mas em um outro universo paralelo. Desta forma, conforme a Superinteressante, a mente dessas pessoas que compartilham essa mesma memória, teria transitado de alguma forma entre as realidades. 

Falha na Matrix 

Outra teoria que a Fiona Broome encontrou seria uma falha na matrix. Isto é, o mundo como conhecemos seria na verdade uma realidade virtual, controlada por entidades ou máquinas. De acordo com a Superinteressante, o astrofísico-celebridade, Neil deGrasseTyson, é um dos principais defensores dessa teoria. 

 Personagem Pikachu sempre teve o rabo amarelo / Crédito: Getty Images

 

Para o especialista, existe 50% de chance dos seres humanos estarem vivendo em uma simulação. Desta forma, essas memórias que conflitam com a realidade seriam na verdade falhas nos sistemas digitais. 

Psicologia explica 

Existem diversos outros exemplos sobre o Efeito Mandela. Por exemplo: Em 'Star Wars', Darth Vader nunca disse: “Luke, eu sou seu pai”, mas sim:  “Não. Eu sou seu pai”. Além disso, você deve se lembrar que no clássico a ‘Branca de Neve’ a Rainha Má diz ao seu espelho mágico: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”. Contudo, a personagem nunca disse isso, mas sim: “Fala, mágico espelho meu”.

A psicologia, por sua vez, pode explicar esse fenômeno de forma bem mais simples. De acordo com a Folha de S. Paulo, tratam-se de memórias falsas. Isto é, uma associação de fatos que realmente aconteceram com eventos modificados.

Segundo a Superinteressante, o fenômeno vem sendo estudado desde os anos 70. Conforme os estudos, o cérebro humano associa alguns acontecimentos e deturpa outros. Portanto, a partir do momento que as memórias falsas são compartilhadas, gera um efeito cascata, em que outras pessoas também são afetadas. 

Mas e para você, qual teoria faz mais sentido?


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Recursão, de Blake Crouch (2020) - https://amzn.to/3j4va7X

Teoria Da Conspiração, de Israel Foguel (2021) - https://amzn.to/2WEKeBJ

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3zJMkP0

História Secreta do Mundo, de Jonathan Black (2018) - https://amzn.to/3BY1wtS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W