Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra Fria

Relação improvável durante a Guerra Fria: a história de amor entre Harold Connolly e Olga Fikotová

Connolly e Olga Fikotová se conheceram durante as Olimpíadas de 1956, num cenário pouco favorável

Giovanna Gomes Publicado em 02/03/2021, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do casal - Wikimedia Commons
Registro do casal - Wikimedia Commons

O ano era 1956 e a Guerra Fria era uma realidade já havia algum tempo. Era época das Olimpíadas e a cidade de Melbourne, local escolhido para sediar o evento, havia recebido atletas de diversas partes do mundo, incluindo representantes de países de ambos os blocos econômicos que se formaram em meados do século 20. Por esse motivo, existia uma rivalidade tremenda dentro e fora dos ginásios.

Mas Olga Fikotová, uma mulher tchecoslovaca, e Harold Connolly, um cidadão americano, mostraram que, qualquer diferença, por mais impossível que parecesse, poderia ser superada, resultando numa história inacreditável.

União improvável

Conforme repercutido pelo Globo Esporte em matéria de 2018, o comitê olímpico tchecoslovaco recomendou naquele ano que seus atletas não se comunicassem com os rivais americanos. Contudo, a grande campeã do arremesso de disco logo quebrou a regra, ainda que por acaso.

Olga Fikotová - Crédito: Divulgação

Um dia antes da abertura dos jogos Olímpicos, Fikotová estava em seu treino e, ao saltar de um pequeno automóvel sobre o qual se encontrava, acabou por esbarrar em Hal Collonny. Eles começaram a conversar e logo se aproximaram naquele cenário pouco favorável. Provavelmente não imaginavam que assumiram um relacionamento amoroso algum tempo depois.  

Após a competição, Collonny viajou para Praga com um objetivo: pedir sua amada em casamento. Mas sabia que não seria uma tarefa fácil.

Enquanto o secretário americano John Foster Dulles se mostrou favorável à união, o governo tcheco não quis permitir de início. Foi necessário que Olga marcasse uma reunião com o então presidente de seu país, Antonín Zápotocky, para convencê-lo a aceitar seu casamento. No final, deu tudo certo, mas o político pediu discrição dos pombinhos.

Hal Connolly - Crédito: Divulgação

Casamento

O casal oficializou sua união no dia 27 de março de 1957 e, ao contrário dos pedidos de Zápotocky, a cerimônia não foi nada discreta. Estima-se que em torno de 30 mil pessoas acompanharam o evento, que teve Dana Zátopková e Emil Zátopek, grandes campeões do atletismo, como testemunhas. 

O casamento durou 19 anos e os atletas tiveram dois filhos e duas filhas. Contudo, sugiram novos obstáculos nesse meio tempo. 

Por mais que Olga tivesse casado com um americano, ela desejava continuar representando a Tchecoslováquia nas competições, mas foi impedida pelo Governo, além de que era totalmente ignorada pelos atletas locais. 

Por esse motivo, a partir dos Jogos de Roma de 1960, ela passou a competir pelos Estados Unidos, tendo participado de todas as Olimpíadas até o ano de 1972.

Olga e Hal se apaixonaram durante as Olimpíadas de 1956 - Crédito: Wikimedia Commons

Quando Fikotová finalmente soube de que o governo havia espalhado para todos no país que ela teria escolhido não mais representar a Tchecoslováquia, preferindo os Estados Unidos, já era tarde demais.

No ano de 1968, a atleta escreveu um livro chamado "The Rings of Destiny", que em português significa "Os anéis do destino", no qual abordou sobre seu relacionamento improvável.

Sete anos depois, a união chegou ao fim, mas até hoje o casal é lembrado devido ao contexto político da época e de tudo o que os dois tiveram de enfrentar para ficarem juntos.


+Saiba mais sobre a Guerra Fria por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

À Beira Da Guerra Nuclear: Crise Dos Mísseis De Cuba - União Soviética, Cuba E Os Estados Unidos, de Scott S. F. Meaker - https://amzn.to/31FUCGc

Treze dias: Uma Memória da Crise dos Mísseis Cubanos, de Kennedy, Robert F. - https://amzn.to/32O8D67

O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch - https://amzn.to/2JjLfWg

Da Guerra Fria à nova ordem mundial, de Ricardo de Moura - https://amzn.to/32NGlIU

A Guerra Fria, John Lewis Gaddis - https://amzn.to/2pefs2e

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W\