Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Negócios

Relembre 5 polêmicas envolvendo Elon Musk: 'Vamos dar golpe em quem quisermos'

O CEO da Tesla apresentará o Saturday Night Live no sábado, 8 — e promete orquestrar uma ação comercial histórica de Dogecoins

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/05/2021, às 08h04 - Atualizado em 14/03/2022, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elon Musk conversa com a imprensa após viagem em 2020 - Getty Images
Elon Musk conversa com a imprensa após viagem em 2020 - Getty Images

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, chamou atenção de internautas ao chamar Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, para um 'duelo'.

Em tom de brincadeira, Musk publicou: 'Desafio Vladimir Putin para um combate individual'.

Em seguida, ele escreveu: "As apostas são a Ucrânia". Apesar do tom de brincadeira, não é a primeira vez que Elon Musk chama atenção de usuários das redes sociais. 

1. “Lide com isso”

Ao tuitar que um "pacote de estímulos fiscais" não era um dos principais interesses do povo, o investidor foi respondido por um usuário: "Você sabe o que não interessa às pessoas? O governo dos EUA organizando um golpe contra Evo Morales na Bolívia para que você possa obter lítio lá". A crítica aos apoios políticos internacionais nada tinha a ver com Elon diretamente — mas o empresário não deixou barato.

Tweet de Elon respondendo suposto complô político entre os EUA e a Bolívia / Crédito: Divulgação / Twitter

“Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso”, respondeu ao seguidor. Lítio é um elemento importante para a fabricação das baterias para carros da Tesla, causando uma grande polêmica, como informa o G1. O nome do empresário chegou ao topo dos Trending Topis do Twitter, resultando na exclusão posterior da tréplica.


2. Submarino pra inglês ver

Em julho de 2018, um grupo de jovens tailandeses comoveu o mundo após o terror vivido numa caverna abaixo da água, repleta de sinuosidades que complicavam a estadia dos garotos, além do risco de vida caso o nível da água aumentasse. Sabendo disso, Elon enviou um submarino gratuitamente para auxiliar no resgate, sendo elogiado nas redes.

Porém, os garotos foram salvos sem a ajuda do veículo; o líder da operação, Narongsak Ostanakom, considerou uma invenção "boa e sofisticada", mas nada prática para passar em uma caverna. Tal descoberta foi considerada um "truque de relações públicas" pelo mergulhador britânico Vern Unsworth, que participou da operação, como noticiou a Galileu.


3. Postura incompatível

Além da situação desagradável sobre o gesto caridoso, as mensagens de Unsworth chegaram ao conhecimento do empresário que, por sua vez, não poupou críticas na réplica; Musk justificou que era possível pelo nível baixo da água, afirmou que nunca viu este homem na operação tailandesa e ainda o apelidou de "pedo guy", uma gíria próxima de "cara pedófilo" em tradução livre.

As críticas resultaram em discussões online e, logo depois, na exclusão do Tweet. A polêmica chegou a chamar a atenção dos investidores da Tesla, sua empresa de carros elétricos, que apontaram imaturidade do líder, fator que acarretou em uma desvalorização da marca, além de exigirem desculpas, como registrou o jornal britânico The Guardian.


4. Canequinha zoada

Em 2017, Elon publicou em suas redes a foto de uma caneca com um desenho bizarro de um unicórnio que soltava pum em um cano que transformava os gases em combustível para um carro, além da descrição "Carros elétricos são bons para o meio ambiente porque eletricidade é feita de magia”, em inglês.

De acordo com o portal UOL, tratava-se de uma arte de Tom Edwards, um artista cômico norte-americano.

Tweet de Elon com fotografia da caneca confeccionada por Tom Edwards / Crédito: Divulgação / Twitter

O artista até poderia ficar feliz, mas se assustou quando descobriu dois meses depois que o desenho foi usado como parte de um material de campanha de um carro Tesla. A filha de Tom, Lisa Prank, tentou contato com o empresário via Twitter, sendo bloqueada: "Ele pode nos processar, se ele quiser, mas isso seria um pouco chato. De qualquer forma, essa atenção aumentou as vendas de canecas dele", completou o CEO.


5. Possível implante

Uma polêmica ascendeu um debate sobre o cabelo do empresário em 2018; a revista Page Six consultou o Dr. Jeffrey Epstein, especialista em transplante e implante capilar, e relacionou duas fotos de Musk — uma de 2000, onde ele apresenta calvície, e outra em 2018, onde ostenta um topete no tapete vermelho do Met Gala.

O consultor apontou que os sinais naturais de perda de cabelo estavam na fase quatro de sete e, hoje em dia, não demonstram evidências, supondo que Elon teria sido submetido a dois procedimentos que podem ter totalizado quase 30 mil dólares para recuperar as madeixas. Em entrevistas, o citado evita falar do assunto, sendo combustível para centenas de memes na internet.


+Saiba mais sobre Elon Musk em grandes obras disponíveis na Amazon:

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro, por Ashlee Vance (2015) - https://amzn.to/3e3Jdt6

Elon Musk: A Biografia de um Gênio Moderno e Titã dos Negócios, por Nate Whitman (2020) - https://amzn.to/3ucNEYs

Elon Musk: Entrepreneurial Career in Detail: Financial Journey of Elon Musk, por H.D. William (2021) - https://amzn.to/332p3tg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W