Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Animais

O 'profeta da Copa': As curiosas previsões do polvo Paul

Na Copa do Mundo de 2010, o animal ficou famoso em razão de suas previsões sobre os resultados dos jogos

Redação Publicado em 09/04/2021, às 09h00 - Atualizado em 22/11/2022, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Polvo Paul - Divulgação
O Polvo Paul - Divulgação

O polvoPaul, da espécie Octopus vulgaris, ficou famoso durante da Copa do Mundo de 2010, a qual ocorreu na África do Sul. Na época, o animal se destacou ao adivinhar os resultados de oito jogos da competição, de modo que recebeu o apelido de 'Profeta'. Assim, muitas outras propostas de previsões surgiram.

Contudo, a vida de um polvo não é das mais longas no reino animal e Paul acabou falecendo em outubro daquele mesmo ano, aos dois anos e nove meses de idade. Até o momento, não fora identificado animais com famosas 'previsões' para a Copa do Mundo 2022, mas, vale a pena relembrar a saga do polvo. 

Previsões do Profeta

As cenas de Paul escolhendo um, entre dois potes, cada um com a bandeira de um país, dentro de um aquário rodaram o mundo.

Todos que o visitavam no Centro da Vida Marinha de Oberhausen esperavam ansiosos a cada decisão, afinal, era quase certo de que o recipiente escolhido representaria a seleção que venceria o próximo jogo da Copa.

O polvo acertou o resultado de alguns jogos - Crédito: Divulgação

De maneira supreendente, Paul acertou todos os resultados nas outras vezes que realizou o ritual, sendo todos os jogos da Alemanha, país onde ele vivia, além da final entre Espanha e Holanda. Era como se o molusco pudesse prever o futuro.

Mas o polvo não realizava as decisões sem um incentivo. Havia nos dois potes à disposição do animal, mexilhões que eram, para ele, saborosas refeições.

Crescente fama

Após a Copa, muitas outras propostas foram realizadas por empresas para que o animal fizesse novas previsões, sendo que o oceanário chegou a cobrar 34 mil reais na época para que Paul adivinhasse o resultado da Fórmula 1. Além disso, o molusco logo passou a realizar propagandas para um supermercado.

E não foi só isso. A fama foi tão grande que o nome de Paul foi registrado como marca no continente europeu e o Oberhausen aproveitou para vender uma série de souvenirs do polvo, como canecas, camisas e bichos de pelúcia. Foi um enorme sucesso.

No mês de agosto, o animal ainda recebeu o título de embaixador da candidatura da Inglaterra para sede da Copa de 2018. 

Mais tarde sua fama ainda foi parar no cinema quando um filme de suspense chinês com o título "O Assassino de Paul, o Polvo" foi anunciado. A obra foi filmada na África do Sul e na capital chinesa e fez referência ao querido animal.

Paul ficou famoso mundialmente - Crédito: Wikimedia Commons

A morte de Paul

Pouco após fazer fama com suas adivinhações, o polvo Paul acabou morrendo, deixando uma multidão de fãs ao redor do mundo.

Segundo a equipe do oceanário onde o animal vivia, a morte se deu por causas naturais. Ele foi cremado e suas cinzas ficaram expostas aos visitantantes do aquário.

Na época, um porta-voz da instituição declarou ao DW que um substituto mais jovem ficaria no lugar de Paul.