Matérias » Animais

Relembre cômica saga do 'Profeta da Copa', o polvo Paul

O animal ficou famoso em razão de suas previsões sobre os resultados dos jogos da Copa do Mundo de 2010

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/04/2021, às 09h00

O Polvo Paul
O Polvo Paul - Divulgação

O polvoPaul, da espécie Octopus vulgaris, ficou famoso durante da Copa do Mundo de 2010, a qual ocorreu na África do Sul. Na época, o animal se destacou ao adivinhar os resultados de oito jogos da competição, de modo que recebeu o apelido de 'Profeta'. Assim, muitas outras propostas de previsões surgiram.

Contudo, a vida de um polvo não é das mais longas no reino animal e Paul acabou falecendo em outubro daquele mesmo ano, aos dois anos e nove meses de idade.

Previsões do Profeta

As cenas de Paul escolhendo um, entre dois potes, cada um com a bandeira de um país, dentro de um aquário rodaram o mundo.

Todos que o visitavam no Centro da Vida Marinha de Oberhausen esperavam ansiosos a cada decisão, afinal, era quase certo de que o recipiente escolhido representaria a seleção que venceria o próximo jogo da Copa.

O polvo acertou o resultado de alguns jogos - Crédito: Divulgação

 

De maneira supreendente, Paul acertou todos os resultados nas outras vezes que realizou o ritual, sendo todos os jogos da Alemanha, país onde ele vivia, além da final entre Espanha e Holanda. Era como se o molusco pudesse prever o futuro.

Mas o polvo não realizava as decisões sem um incentivo. Havia nos dois potes à disposição do animal, mexilhões que eram, para ele, saborosas refeições.

Crescente fama

Após a Copa, muitas outras propostas foram realizadas por empresas para que o animal fizesse novas previsões, sendo que o oceanário chegou a cobrar 34 mil reais na época para que Paul adivinhasse o resultado da Fórmula 1. Além disso, o molusco logo passou a realizar propagandas para um supermercado.

E não foi só isso. A fama foi tão grande que o nome de Paul foi registrado como marca no continente europeu e o Oberhausen aproveitou para vender uma série de souvenirs do polvo, como canecas, camisas e bichos de pelúcia. Foi um enorme sucesso.

No mês de agosto, o animal ainda recebeu o título de embaixador da candidatura da Inglaterra para sede da Copa de 2018. 

Mais tarde sua fama ainda foi parar no cinema quando um filme de suspense chinês com o título "O Assassino de Paul, o Polvo" foi anunciado. A obra foi filmada na África do Sul e na capital chinesa e fez referência ao querido animal.

Paul ficou famoso mundialmente - Crédito: Wikimedia Commons

 

A morte de Paul

Pouco após fazer fama com suas adivinhações, o polvo Paul acabou morrendo, deixando uma multidão de fãs ao redor do mundo.

Segundo a equipe do oceanário onde o animal vivia, a morte se deu por causas naturais. Ele foi cremado e suas cinzas ficaram expostas aos visitantantes do aquário.

Na época, um porta-voz da instituição declarou ao DW que um substituto mais jovem ficaria no lugar de Paul.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W