Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Da Arca da Aliança ao Santo Sudário: As maiores relíquias religiosas da História

Alguns artefatos viraram ícones tão fortes que muitos eram incapazes de aceitar que eles talvez estivessem perdidos para sempre – ou mesmo nunca tivessem existido

Reinaldo José Lopes Publicado em 11/11/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arca da Aliança - Getty Images
Arca da Aliança - Getty Images

O interesse por restos mortais, roupas e outros artefatos ligados a Jesus, a Maria e aos santos deu margem a uma indústria medieval de relíquias. Documentos do fim da Idade Média sugerem a existência de até 18 diferentes prepúcios de Cristo. Locais tão distantes quanto a Armênia e a Alemanha afirmavam possuir a lança que perfurou o tórax de Jesus durante seu suplício.

As relíquias medievais eram famosas não apenas por seus poderes curativos, mas também pela proteção que concediam. Muitos exércitos carregavam-nas ao partir para a batalha.

Alguns artefatos religiosos viraram ícones tão fortes que muitos eram incapazes de aceitar que eles talvez estivessem perdidos para sempre – ou mesmo nunca tivessem existido. Conheça sete das relíquias cristãs mais famosas do mundo – algumas ainda procuradas, outras que se acreditam serem as verdadeiras.

1. Coroa de Espinhos

Crédito: Divulgação

O primeiro registro da veneração da coroa que Jesus teria usado data do século 5 – igrejas de Jerusalém exibiam a relíquia. Seis séculos depois, com a chegada dos cruzados ao Oriente Médio, o objeto foi parar na França. Hoje, é abrigado na catedral de Notre Dame, em Paris. 

2. Vera Cruz

Helena, mãe de Constantino, primeiro imperador romano cristão, teria ido até a Palestina em 312 e desencavado o pedaço de madeira onde Jesus foi crucificado. Ao longo do tempo, a Vera Cruz (“cruz verdadeira”) foi desmantelada em pedacinhos que hoje "estão" em diferentes partes do mundo. 

3. Arca da Aliança

Arca da Aliança / Crédito: Getty Images

A caixa de madeira folheada a ouro guardava, segundo a Bíblia, as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos, além de possuir poderes. Oficialmente, ela desapareceu ou foi destruída com a queda de Jerusalém em 586 a.C. No entanto, uma igreja da Etiópia diz abrigar o artefato. Mas ninguém pode vê-lo.

4. Santo Sudário

O pano de linho que teria envolvido o corpo de Jesus sepultado divide opiniões. Em 2017, um grupo de cientistas realizou uma análise micrográfica em resolução atômica no Sudário de Turim. De acordo com Carlino, as partículas registram um cenário de grande sofrimento, cuja vítima foi embalada no pano funerário. É uma evidência em favor de sua autenticidade, mas não deve ser a palavra final numa polêmica que já dura quase sete séculos. 

5. Reis Magos

Na catedral de Colônia, na Alemanha, um rico sarcófago triplo, segundo o mito, abriga os restos mortais dos Três Reis Magos, que presentearam Jesus em seu nascimento. Como os ossos só chegaram a Colônia em 1164, é pouco provável que realmente pertençam ao trio.

6. Pegada de Maomé

Crédito: Divulgação

A mais rica coleção de relíquias muçulmanas está no museu do palácio Topkapi, em Istambul. Além de objetos ligados a personagens bíblicos, o museu abriga até uma suposta pegada do profeta Maomé, o fundador do islamismo.

7. Arca de Noé

No fim do século 19 e começo do século 20, virou mania vasculhar as montanhas do nordeste da Turquia, em especial a região do monte Ararat, em busca do gigantesco barco que Noé teria, segundo a Bíblia, usado para salvar os bichos do dilúvio por volta do ano 4000 a.C. Por enquanto, porém, a arca nunca foi achada.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

História do cristianismo: Uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI, Bruce Shelley (2018)

link - https://amzn.to/2NEttQi

Cristianismo puro e simples, C. S. Lewis (2017)

link - https://amzn.to/34UUg0b

Jesus: Aproximação histórica, José Antonio Pagola (2011)

link - https://amzn.to/33J4hOc

Jesus, David Flusser (2010)

link - https://amzn.to/33DcXWc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.