Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Polêmicas, religião e música: a intimidade de Madonna, a Rainha do Pop

Considerada uma das mulheres mais poderosas da indústria musical, a cantora passou por episódios complicados em sua história pessoal

Penélope Coelho Publicado em 05/11/2020, às 17h02 - Atualizado em 03/06/2021, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena polêmica do videoclipe Like a Prayer, onde Madonna dança na frente de cruzes em chamas - Divulgação/YouTube/Madonna
Cena polêmica do videoclipe Like a Prayer, onde Madonna dança na frente de cruzes em chamas - Divulgação/YouTube/Madonna

A artista que dá voz a famosa canção Like a Virgin — que ficou eternizada como uma espécie de hino da música pop — é conhecida por seu pioneirismo, irreverência e espontaneidade. O nome de Madonna e reconhecido ao redor do mundo. Chamada de Rainha do Pop, a cantora é uma figura de grande importância para o cenário musical no geral.

Infância e perda

Nascida em 16 de agosto de 1958, Madonna Louise Veronica Ciccone, passou boa parte de sua infância em Michigan, nos Estados Unidos. Criada por pais católicos fervorosos, a mulher enfrentou dificuldades até que pudesse finalmente ser ela mesma.

Filha de Silvio Ciccone e Madonna Fortin, a norte-americana foi a terceira de seis filhos do casal. Os preceitos da fé católica eram impostos para a menina, que não costumava aceitar as ideias. 

Outro aspecto difícil de sua infância foi a perda da mãe, quando a rainha do pop tinha somente cinco anos de idade. A mulher morreu de câncer de mama, no ano de 1963. "A imagem da minha mãe no caixão me assombra até hoje. Demorei para perceber que ela tinha sido enterrada", afirmou Madonna, em entrevista feita na década de 1990.

Madonna era conhecida como uma criança rebelde por sua família. A educação rígida e o óbito da mãe deixaram traumas na cantora, que foram expostos em músicas como: Mother & Father.

Madonna em 1987 / Crédito: Wikimedia Commons

Na escola, a artista tirava notas excelentes, porém, mais uma vez seu comportamento era criticado. A relação com sua madrasta, Joan Gustafson, também era muito difícil, após o segundo casamento do pai, a cantora se rebelou ainda mais e rejeitou de uma vez sua formação religiosa.

Liberdade

Por ser uma ótima aluna, Madonna conseguiu uma bolsa para estudar dança e se mudou para Nova York, sem a benção do pai. Para conseguir pagar suas despesas ela trabalhou como garçonete e modelo.

Além da dança, a mulher integrou bandas iniciando então sua trajetória na música. Depois de passar por diversos grupos musicais e muita luta, em 1981, a artista passou a seguir carreira solo e na mesma década já alcançou o primeiro lugar das paradas de sucesso, tornando-se verdadeiramente uma artista completa.

Em novembro de 1984, o disco Like a Virgin foi lançado nas lojas e vendeu cerca de 20 milhões de cópias. Foi a partir dai que Madonna conseguiu comprar seu primeiro apartamento de luxo, iniciando uma nova vida.

Relacionamento e filhos

No entanto, enquanto sua vida profissional seguia em um constante êxito, com inúmeros fãs ao redor do mundo e uma coleção de sucessos, a vida privada da cantora não ia bem.

A norte-americana vivenciou um relacionamento conturbado em frente às câmeras, com o ator Sean Penn. Eles se casaram em 1985, contudo, se separaram em 1989. Na época, a imprensa acusava o homem de agredir a cantora. Madonna por sua vez nega o ocorrido.

A vida amorosa da cantora é motivo de curiosidade até hoje, em sua lista de amados estão personalidades como rapper Tupac Shakur, e o brasileiro Jesus Luz. Polêmicas à parte, Madonna é uma grande mãe, a mulher têm seis filhos, entre adotados e biológicos: Lourdes, Rocco, David, Mercy e as gêmeas Estere e Stella.

Madonna nos palcos em 2006 / Crédito: Wikimedia Commons

Atualmente, aos 62 anos de idade, a essência da artista continua a mesma, ela não deixa de se posicionar sobre temas sociais, políticos, sexuais e religiosos. Até hoje, suas músicas e atitudes servem de inspiração para outros artistas, que constantemente citam a rainha do pop como uma grande referência.

Nesse ano, Madonna foi eleita pela Billboard como a maior artista da história dos videoclipes. Além disso, a cantora confirmou em seu Instagram que um filme sobre sua vida está sendo escrito. Agora, só nos resta esperar para saber qual serão os próximos passos da artista.


+Saiba mais sobre Madonna em grandes obras disponíveis na Amazon:

Madonna - 60 anos, por Lucy O'Brien (2018) - https://amzn.to/3mucuzf

A vida com minha irmã Madonna, de Christopher Ciccone (2008) - https://amzn.to/3dilvYh

Madonna - Em Dobro (DVD) - https://amzn.to/34K5C90

Madonna NYC 83 (Edição Inglês), de Richard Corman (2013) - https://amzn.to/2GNReVa

Madonna: Album by Album (Edição Inglês), de Caroline Sullivan (2019) - https://amzn.to/34R6zwe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W