Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Esporte

Representatividade: Olímpiadas 2021 são marcadas por debates importantes

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão chamando a atenção não só pelos campeonatos, mas também pelos importantes debates sociais

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 28/07/2021, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tocha olímpica nas Olímpiadas de Tóquio 2021 - Getty Images
Tocha olímpica nas Olímpiadas de Tóquio 2021 - Getty Images

Oficialmente iniciado na última sexta-feira, 23, os Jogos Olímpicos de Tóquio estão sendo amplamente repercutidos ao redor do mundo. Na disputa pelo pódio olímpico, atletas de diferentes países estão dando o seu melhor para garantir medalhas para suas respectivas nações.

Emocionando o mundo, as Olimpíadas estão sendo marcadas por importantes protestos e debates sociais. Dentro e fora dos centros olímpicos, há manifestações pelo fim da sexualização dos corpos femininos em eventos esportivos, contra o racismo e apontamentos pertinentes à introdução de pronomes neutros. 

Jogue como uma garota 

Atletas de diferentes nações levantaram importantes debates nos últimos dias, como foi o caso das ginastas alemãs. 

Ginastas alemãs usando uniforme longo / Crédito: Divulgação / Fantástico / Rede Globo

Em protesto contra a sexualização dos corpos femininos em eventos esportivos, elas trouxeram à tona a problemática das roupas utilizadas por mulheres. Por isso, elas deixaram de lado os famosos collants, por uniformes que cobrem as pernas. 

Racistas não passarão

Durante um jogo de futebol entre o Brasil e a Alemanha, o jogador brasileiro Paulinho comemorou o quarto gol fazendo uma saudação honrosa. Na ocasião, ele fez um movimento de flecha, representando o orixá Oxóssi

Em entrevista à repórter Gabriela Chabatura, do UOL Esporte, a mãe do jogador afirmou que o filho sofreu represálias em suas redes sociais pessoais e até mesmo ataques racistas por parte dos internautas. 

Por outro lado, tal fato levantou um importante debate a favor da tolerância religiosa e contra o racismo iminente na sociedade, reforçando a luta antirracista no país. 

Representatividade LGBTQIA+ importa sim

Após registrar os bastidores dos Jogos Olímpicos em seu Instagram, Douglas Souza, atleta do vôlei, tornou-se um dos esportistas mais queridos entre os brasileiros. 

Alana Smith nos Jogos Olímpicos de Tóquio / Crédito: Getty Images

O atleta que é assumidamente homossexual rompeu com paradigmas e estigmas sociais, ao representar a comunidade LGBTQIA+ em um esporte que é predominantemente composto por homens cis e héteros. 

Já no skate, Alana Smith, que representou os Estados Unidos, recentemente, se descobriu não-binárie. Conforme a Veja, a comentarista e skatista Karen Jonz chamou a atenção nas redes sociais ao levantar um importante debate ao utilizar o pronome neutro para se referir a Smith

Em suma, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 são reflexos de novos tempos, em que é preciso debater a pluralidade de corpos e gêneros, e combater toda forma de opressão e preconceito enraizados na sociedade.  


+Saiba mais sobre esportes por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Skate: Guia passo a passo ilustrado, de Zastras Editora (2008) - https://amzn.to/3y6FNO3

O coração às vezes para de bater, de Adriana Lisboa (2013) - https://amzn.to/3x40EQr

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry KenneyDavid L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W