Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Ri Sol-ju: a enigmática primeira-dama da Coreia do Norte

Pouco se sabe sobre a esposa de Kim Jong-un, sendo até a sua verdadeira idade um mistério

Victória Gearini Publicado em 26/05/2020, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ri Sol-ju, primeira-dama da Coreia do Norte - Divulgação
Ri Sol-ju, primeira-dama da Coreia do Norte - Divulgação

Desde 2012 Ri Sol-ju, a primeira-dama da Coreia do Norte passou a fazer aparições ao lado do líder Kim Jong-un. Como consequência, diversas especulações sobre a sua identidade começaram a surgir. 

Segundo Sierra Madden, colaboradora da página North Korea Leadership Watch — especializada na política de Kim Jong-un — Ri Sol-ju teria sido uma cantora brilhante, que atuou como líder de uma torcida da seleção norte-coreana. 

Em uma entrevista concedida à BBC, em 2017, Sierra Madden afirmou que pouco se sabe sobre a primeira dama, nem mesmo a sua verdadeira idade foi revelada. "Eles se casaram em 2009, 2010, e, antes disso, era uma cantora e uma líder de torcida. Viajava pelo Japão e Coreia do Sul", disse à BBC. 

Primeira-dama da Coreia do Norte, Ri Sol-ju em breve aparição pública / Crédito: Divulgação

Estima-se que a primeira-dama tenha por volta dos 30 anos, devido a sua fisionomia, mas a data precisa é um mistério. Também não existem muitas fotos vinculadas a Ri Sol-ju, mas em todas ela aparece sempre muito elegante e carismática, o que levou à comparações com a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

"Ela tem uma posição parecida com a da ex-primeira dama dos EUA porque promove temas importantes para mulheres e crianças", disse Sierra Madden em entrevista à BBC. 

Cercada por muitos segredos, a dinastia Kim é, ainda, extremamente rígida, no entanto, Ri Sol-ju já quebrou alguns protocolos, ao aparecer publicamente ao lado do marido Kim Jong-un. 

Em geral, pouco se sabe sobre a família de Kim Jong-un. O número de filhos que o casal tem, a idade dos líderes e outros assuntos internos permanecem uma incógnita.

 Ri Sol-ju ao lado do marido em uma reunião / Crédito: Wikimedia Commons

Embora não se saiba ao certo quantos filhos Kim Jong-un tenha, acredita-se que o líder mundial tenha no mínimo três herdeiros. No entanto, como a identidade do primogênito nunca foi revelada, não se sabe ao certo quem será seu sucessor.

Em entrevista à BBC, a especialista em Coreia do Norte, Ankit Panda afirmou que Kim Jong-un prioriza a família e preserva a identidade deles, ao mesmo tempo em que procura se estabelecer como um líder mundial. "Isso mostra que o regime de Kim quer que o mundo veja que está cada vez mais poderoso", disse Panda à BBC.


+Saiba mais sobre a Coreia do Norte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pyongyang. Uma Viagem a Coreia do Norte, de Guy Delisle (2017) - https://amzn.to/35DOaDg

Coreia do Norte: a última Dinastia Kim, de José Manuel Duarte de Jesus (2018) - https://amzn.to/3fEAkoO

A acusação: Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte, de Bandi (2018) - https://amzn.to/35IBiLS

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple (2017) - https://amzn.to/2WAm3AB

Desafio ao poder: uma história de amor e espionagem na fechada Coreia do Norte, de Adam Johson (2017) - https://amzn.to/2LcnP5U

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W