Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Civilizações

Riqueza, beleza e arquitetura: uma viagem pela Roma do passado

Após dez anos de muita pesquisa, três profissionais reconstruíram a cidade italiana através de belas imagens em 3D. Confira!

Pamela Malva Publicado em 24/02/2021, às 19h30 - Atualizado às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução de como era Roma antigamente - Divulgação/História em 3D
Reprodução de como era Roma antigamente - Divulgação/História em 3D

Em meados do ano 70 d.C., o imperador romano Tito Flávio Vespasiano decidiu criar um anfiteatro suntuoso, onde cerca de 50 mil espectadores poderiam assistir às adoradas lutas de gladiadores. Foi assim que ergueu-se o Coliseu.

A construção só foi terminada por volta do ano 90 d.C., quando recebeu mais dois andares, durante os reinados de Alexandre Severo e Gordiano III. Em seu ápice, então, o prédio colossal chegava a receber 90 mil visitantes.

Hoje em dia, o famoso Coliseu está em ruínas, mas segue sendo uma das maiores atrações de Roma, na Itália. Em 2018, por exemplo, o ponto foi visitado por mais de 7,6 milhões de turistas, apesar de não apresentar a mesma glória do passado.

Se, mesmo incompleto, o Coliseu atrai tantos visitantes, quão deslumbrante ele deveria ser quando a Roma ainda era governada por imperadores? Essa é a questão que um grupo multidisciplinar se propôs a responder com artes de tirar o fôlego.

Reconstrução de Roma em 3D / Crédito: Projeto História em 3D

Uma ideia genial

Há exatos dez anos, a sérvia Danila Loginov imaginou como seria a Roma Antiga em seus dias de glória. As construções seriam mesmo suntuosas? As paisagens seriam dignas dos imperadores que andavam nas ruas, cercados por seus súditos?

Foi assim que ela teve uma ideia. Ao lado de outros artistas, ela colocaria as imagens do passado no papel e as transformaria em algo palpável, que todos poderiam visitar. Ao lado de um sul-coreano e de um russo, ela fundou o Projeto História em 3D.

Combinados, os artistas, cujas especialidades variam entre design gráfico e imagem informática, recriaram Roma, com toda sua pompa e circunstância, em imagens panorâmicas. Ao final do projeto, as cenas eram de encher os olhos.

Reconstrução de Roma em 3D / Crédito: Projeto História em 3D

Roma em vida

No total, o trabalho informático demorou pouco menos de dez anos para tomar forma. Depois de muito estudo arqueológico, muitas apurações e diversas pesquisas, eles chegaram ao resultado que tanto esperavam: era a Roma na tela do computador.

Muito além de imagens, contudo, os profissionais conseguiram criar um vídeo inédito, onde os curiosos podem, de certa forma, fazer um tour pela Roma Antiga. Em 3D, cheias de cores vivas e detalhes impressionantes, as imagens nos fazem viajar.

Entre as cenas deslumbrantes, a Roma do ano 320 a.C. toma vida na tela, assim como grandes pontos turísticos, como o Fórum e o próprio Coliseu. Em 2019, ainda, a equipe reconstruiu, pela primeira vez, uma imagem em 3D da Coluna de Trajano.

Imagens de tirar o fôlego

Idealizado por amantes da arte, da arqueologia e da Roma Antiga, o Projeto História em 3D deixa claro porque a cidade do passado é tão famosa. Edifícios e ruas ilustram a beleza e riqueza de um dos maiores centros culturais e econômicos da Europa.

Em uma verdadeira viagem no tempo, as imagens dão vida aos locais, ruas e construções que grandes pensadores e líderes frequentaram ainda em vida. O último vídeo lançado pelo projeto, inclusive, propôs uma visita pelas Termas de Trajano e sua biblioteca.

O trabalho do História em 3D pode ser visto no site oficial dos desenvolvedores e também nas redes sociais, onde Danila e seus parceiros postam novas imagens com frequência, a fim de guiar seus seguidores por lugares nunca antes vistos.

Confira mais imagens de Roma em 3D:

Reconstrução de Roma em 3D / Crédito: Projeto História em 3D

Reconstrução de Roma em 3D / Crédito: Projeto História em 3D

Reconstrução de Roma em 3D / Crédito: Projeto História em 3D


+Saiba mais sobre o Império Romano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2Ys2Un0

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/2YlQAot

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2WgIDy9

História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, de Indro Montanelli (2017) - https://amzn.to/35o7t34

História de Roma, de Pierre Grimal (2011) - https://amzn.to/2SrcEKl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W