Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Rocky Dennis: o garoto que teve uma condição rara — e superou expectativas médicas

Afetado por uma doença rara, o garoto driblou as expectativas dos médicos e foi retratado nos cinemas

Victória Gearini Publicado em 30/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rocky Dennis em imagem pessoal - Divulgação
Rocky Dennis em imagem pessoal - Divulgação

Portador de uma doença extremamente rara, Rocky Dennis nasceu com uma displasia óssea, o que levou aos médicos acreditarem que o garoto sobreviveria apenas até os sete anos de idade. 

Nascido em 4 de dezembro de 1961, na Califórnia, Roy L. Dennis foi apelido de Rocky e criado pela sua mãe Rusty Dennis, que tinha um filho mais velho, do casamento anterior, chamado Joshua.

Até os dois primeiros anos de vida, Rocky não demonstrou nenhum sinal de displasia óssea, no entanto, após exames médicos, um exame detectou os primeiros sinais. Em pouco tempo, seu crânio começou a crescer de maneira rápida e testes no UCLA Medical Center confirmaram que o garoto possuía uma doença rara, chamada displasia craniodiafisária.

Retrato de Rocky Dennis / Crédito: Wikimedia Commons

Logo suas características faciais foram distorcidas, devido ao crescimento de seu crânio. Seus olhos foram empurrados em direção às laterais da cabeça, e seu nariz esticou. Por conta do avanço rápido da displasia craniodiafisária, os médicos disseram a Rusty, que logo o garoto perderia capacidade motora, a visão e a audição. 

Por meio de estudos anteriores, os médicos afirmaram, ainda, que a estimativa de vida de Rocky era baixa, chegando até os sete anos de idade. Rusty, por sua vez, não aceitou as recomendações médicas e o matriculou em um escola pública, assim que completou seis anos.

Para a surpresa dos médicos, Rocky Dennis se tornou popular entre as outras crianças e era considerado um dos melhores alunos de sua classe. “Todo mundo gostava dele porque ele era muito engraçado”, disse Rusty em entrevista ao Chicago Tribune, em 1986.

A adolescência 

Sua época do ano preferida era o Halloween, pois adorava pedir doces com outras crianças da vizinhança, caso contrário pregava travessuras. Considerado, ainda, o melhor amigo de todos e sempre o mais bem-humorado e amigável, Rocky desenvolveu um forte senso de humor sobre si mesmo.

Entretanto, algumas crianças insistiam em zombar de sua aparência e alguns professores sugeriram transferi-lo de escola, mas sua mãe recusou, pois enxergava que aquela situação tratava-se de puro preconceito contra seu filho. 

Cena do filme Mask (1985) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

Quando adolescente, um cirurgião plástico chegou a lhe oferecer um procedimento estético, que foi prontamente recusado pelo garoto. Entretanto, ao longo de sua vida, Rocky  fez inúmeras visitas aos médicos. Ao todo ele fez 42 viagens apenas ao oftalmologista, que disse que ele perderia a visão. 

Rusty, por sua vez, acreditava na filosofia da auto cura pela força da fé, portanto, passou a lhe medicar com remédios naturais, como vitaminas e brotos de alfafa. Desta forma, Rocky ultrapassou a estimativa de vida que os médicos havia lhe dado inicialmente, até que em 4 de outubro de 1978 veio a falecer, aos 16 anos. Mais tarde, a história do garoto serviu de inspiração para o filme Mask (1985), que no Brasil levou o título Marcas do Destino. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A história do século XX pelas descobertas da medicina, de Stefan Cunha Ujvari (2014) - https://amzn.to/2Er5Skh

A fabulosa história do hospital: Da Idade Média aos dias de hoje, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3luLmQr

História da Medicina, de Anne Rooney (2012) - https://amzn.to/3hELBWy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W