Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Rolf Wütherich: De nazista a passageiro no acidente que matou o ator James Dean

O alemão trabalhou para o Hitler e, depois da guerra, passou a ser amigo do ator protagonista de Rebelde Sem Causa

Caio Tortamano Publicado em 16/03/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Dean e Rolf Wütherich no Porsche do acidente - Divulgação
James Dean e Rolf Wütherich no Porsche do acidente - Divulgação

No dia 30 de setembro de 1955, o mundo se despedia de um dos maiores ícones da rebeldia jaqueta de couro dos anos 50. O lendário ator James Dean morria em um acidente automobilístico depois de bater seu Porsche em uma autoestrada americana a caminho de uma corrida amadora.

O que pouca gente comenta é que, juntamente com James Dean no possante veículo, estava um outro homem que iria dirigir o carro no evento. Por conta de um contrato com a Warner Bros, o ator havia sido proibido de pilotar nesses encontrros — pelo menos enquanto gravava o filme Assim Caminha a Humanidade.

Por isso, Rolf Wütherich foi o responsável por pilotar o carro de Dean. Tendo servido como piloto ao Luftwaffe durante a Segunda Guerra, o alemão entrou para a Porsche no departamento de corridas da companhia, se tornando o segundo funcionário da história da marca nessa função.

Wütherich foi enviado aos Estados Unidos pela Porsche como engenheiro de campo para a Johnny von Neumann’s Competitions Motors em Los Angeles. Lá, os novos carros de corrida Spyder 550 seriam distribuídos, um deles, inclusive, seria enviado ao ator e amante de automóveis do tipo, James Dean.

Logo a amizade entre os dois começou a florescer, e o alemão passou a cuidar dos carros do ator que seriam usados em eventos de corrida. Em um desses eventos, o de Salinas, nos Estados Unidos, Dean queria levar seu carro de Los Angeles até a cidade rebocando em uma camionete da Ford, dirigida por seu amigo e dublê Bill Hickman.

O alemão Rolf Wütherich (à esq.) / Crédito: Divulgação

Porém, por se tratar de um carro novo que precisava ser amaciado e testado, Rolf pensou que seria uma boa ideia Dean ir dirigindo o Porsche até o local da competição. O ator não precisou de muito para ser convencido da ideia, já que iria amar dirigir o possante em uma estrada.

Na estrada, a velocidade com que o carro seguia foi suficiente para que Dean fosse parado por um policial em certo momento. Em uma via com o limite de 89km/h, o ator estava a 105km/h com a sua Porsche.

Seus amigos que o acompanhavam no Ford em que ele levaria o Spyder também foram multados. O limite para carros pesados, como o que dirigiam era de 72km/h, mas estavam a 104km/h na tentativa de alcançar os furiosos e velozes pneus do Rebelde Sem Causa.

Para evitar passarem por uma área de circulação a baixa velocidade (por ser uma zona residencial), o ator e companhia tomaram um atalho conhecido como A Estrada dos Corredores, justamente por ser utilizado a exaustão pelos pilotos amadores que queriam aproveitar as longas retas no interior americano para acelerar seus motores.

No meio do caminho, os rapazes decidiram que iriam fazer uma pequena pausa para se alimentar. Lá, James encontrou com Lance Reventlow e Bruce Kessler, dois amigos e também corredores e ficaram conversando um pouco, concordando em se encontrar para jantar nesse mesmo dia.

De saída, o ator — ainda acompanhado por Rolf — começou a acelerar nas vias alternativas em que estavam percorrendo, inclusive quando estava prestes a chegar em um cruzamento, quando o motorista percebeu um carro em direção ao encontro das ruas.

A velocidade do carro de Dean era alta, e não teve muito que o ator pudesse fazer para evitar a colisão entre os veículos. Em uma batida praticamente frontal, Wütherich foi projetado para longe do Porsche, enquanto James ficou preso nas ferragens do veículo.

O porsche 550 Spyder após o acidente / Crédito: Getty Images

Por mais que testemunhas oculares tenham prestado socorro logo após a batida, uma mulher com conhecimentos médicos e presenciou a fatalidade afirmou que o famoso ícone tinha sofrido com diversas lesões fatais, incluindo um pescoço quebrado.

Já o alemão sobreviveu à batida com duas fraturas na mandíbula e sérios ferimentos no quadril e no fêmur. Ele foi transferido para Los Angeles onde passou por uma cirurgia de risco no quadril, tendo que fazer outras várias no mesmo local ao longo de seis meses.

Esboço detalhando a cena do acidente / Crédito: Divulgação

Como resultado do traumático episódio, Rolf começou a sofrer com diversos problemas psicológicos. Muitas pessoas o responsabilizaram pela morte de um dos maiores nomes da indústria cultural do século 20, e a depressão e o alcoolismo se tornaram presentes na sua vida.

Ele voltou para a Alemanha para trabalhar no setor de testes da Porsche, só retornando aos Estados Unidos uma vez para uma competição. Porém, seus problemas pessoais acabaram tomando conta de sua vida.

Casado quatro vezes, seu segundo casamento teve fim pois sua mulher acreditava que seu marido realmente era o culpado pela morte de Dean. Seu terceiro casamento durou apenas quatro anos, mas deu ao homem um filho. Já a sua quarta união foi a, de fato, mais desastrosa.

Certa noite, depois de ter um comportamento agressivo recorrente com suas mulheres (especialmente depois do acidente), Rolf esfaqueou sua mulher Doris enquanto ela dormia, e depois tentou se suicidar. A tentativa foi um fracasso, e foi enviado para uma clínica psiquiátrica.

Saiu de lá em 1970, e passou a trabalhar com bicos em montadoras de carros, se juntando em 1979 a Honda. Em julho de 1981, enquanto dirigia seu Honda Civic vermelho, Wütherich perdeu o controle do veículo e bateu no muro de uma residência. Aparentemente, ele estava sob o uso de tóxicos. Morreu aos 53 anos no próprio local do acidente.


+Saiba mais sobre James Dean através dos livros abaixo

James Dean, de Hourly History (2018) - https://amzn.to/3295hLl

Surviving James Dean, de William Bast (2006) - https://amzn.to/2SQzEC5

James Dean: O Moço da Capa, de Antonio Bivar (2003) - https://amzn.to/2wqKGq7

Dennis Stock: James Dean, de Dennis Stock (2015) - https://amzn.to/2HvsVIt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.