Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Ronald Read, o zelador que deixou uma fortuna avaliada em 8 milhões de dólares

O veterano de guerra teve uma vida simples, mas surpreendeu até mesmo seus enteados quando faleceu

Caio Tortamano Publicado em 16/07/2020, às 18h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de dólares - Pixabay
Imagem ilustrativa de dólares - Pixabay

A história de Ronald Read se confunde com a de muitas pessoas que nasceram em situações desprivilegiadas dentro de um contexto social. Crescendo em Vermont, nos Estados Unidos, na pequena cidade de Dummerston, Ronald tinha que andar mais de 6 quilômetros até a escola em que estudava.

O esforço o recompensou, sendo o primeiro de sua humilde família a se formar no ensino médio. Durante a Segunda Guerra, se alistou no exército americano e serviu na Itália como parte da polícia militar.

Anuário escolar de Ronald fala de seu estilo discreto e companheiro / Crédito: Wikimedia Commons

Sua vida após a guerra foi extremamente pacata. Trabalhava em um posto de gasolina como frentista e também foi mecânico de carros por aproximadamente 25 anos da sua vida. Esse posto seria mais tarde comprado pelo próprio Ronald ao lado de seu irmão mais velho, Fred. Trabalharam juntos no lugar até vender o negócio anos depois, quando decidiram se aposentar.

Ronald conheceu sua esposa enquanto trabalhava no posto de gasolina. Ela era uma cliente assídua, que provavelmente não gostava somente da qualidade do estabelecimento.

Apaixonados, se casaram em 1960. Sua mulher, Barbara, já tinha dois filhos quando conheceu o amado, e foi Read quem pagou pela faculdade de seu enteado. A mulher, entretanto, teve sua vida interrompida após uma batalha contra o câncer, que causou sua morte em 1970.

Porém, esse pequeno hiato de atividades que durou somente um ano, teve fim em 1980. Read passou a atuar como zelador em uma loja de departamento, onde acabou trabalhando mais 17 anos de sua vida. Aposentado pela segunda vez em 1997, com 76 anos de idade, viveu o resto de sua vida em uma casa que adquiriu em 1960.

Vida pacata

Em 2014, o homem veio a falecer, mas, o que deixou para trás foi de grande surpresa pra muita gente. Ele sempre foi um homem muito discreto, então ninguém fazia ideia de que por trás daquela vida tranquila existia um patrimônio de oito milhões de dólares em ações do mercado financeiro.

O investidor milionário Ronald Read /Crédito: Wikimedia Commons

A história do senhor, que não era muito diferente de outros veteranos de guerra, de repente se tornou um case de sucesso para investidores. Sua estratégia consistia em comprar ações de empresas grandes que ele conhecia, como a General Motors,Johnson & Johnson, General Electric, entre outras companhias que pagassem dividendos.

Seus investimentos eram diversificados, no entanto, Read nunca abandonou o estilo de vida simples. Ele usava roupas básicas, como blusas de flanela, que o faziam muitas vezes ser confundido com um sem-teto — tanto que uma vez, enquanto comia um café da manhã no restaurante que ia sempre, um homem se ofereceu para pagar a sua conta.

Sem desfrutar o dinheiro que tinha, sua fortuna se multiplicava. Todavia, ele sabia exatamente o que aconteceria com os seus 8 milhões de dólares. Dois milhões foram destinados para seus enteados, amigos e cuidadores.

Além disso, o Hospital Memorial de Brattleboro, cidade onde passou sua vida, recebeu quase cinco milhões de dólares. O restante ficou com a Brooks Memorial Library, biblioteca que sofria com a própria condição econômica.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bilionários, de Ricardo Geromel (2015) - https://amzn.to/3f61KUf

Bill Gates: The Man Behind Microsoft, por JR MacGregor (2017) - https://amzn.to/2VdKumR

Bill Gates - O Nerd Bilionário, por Leia Negócios (2019) - https://amzn.to/3e5tyHH

The Four: The Hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook, and Google (English Edition), Scott Galloway (2017) - https://amzn.to/2tqNAtT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W