Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

'Um paraíso de veneno': A relação entre Bollywood e uma das maiores músicas de Britney Spears

Lançada em janeiro de 2004, a canção da diva do pop conta com uma introdução curiosa, cuja origem é bastante inesperada

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2021, às 13h00 - Atualizado em 24/07/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do clipe de Toxic, da Britney Spears - Divulgação/ Youtube/ Britney Spears
Trecho do clipe de Toxic, da Britney Spears - Divulgação/ Youtube/ Britney Spears

Existiu uma época, no começo dos anos 2000, que a icônica carreira de Britney Spears passou por um período morno, bastante distinto do que ela estava acostumada. Em 13 de janeiro de 2004, contudo, ela lançou uma música que iria mudar esse cenário.

Com um ritmo contagiante e uma introdução inconfundível, Toxic tornou-se uma das faixas mais famosas da diva do pop. Isso porque, após lançada, a música mostrou ser um hit instantâneo, invadindo as rádios internacionais e entrando para o Billboard Hot 100.

Como se fazer parte do ranking norte-americano que lista as canções de maior sucesso na última semana, o estrondoso sucesso ainda fez com que o vídeo da música garantisse o único Grammy que Britney carrega em seu currículo.

Contudo, algo que nem todos sabem é que por trás do sucesso estrondoso da melodia única e clipe de ares cinematográficos, tem fortes influências direto de Bollywood, a indústria cinematográfica da Índia, muito conhecida por seu caráter musical.  

Influências inegáveis 

Ao se fragmentar a composição de Toxic, é possível identificar três partes diferentes: os agudos gritantes produzidos por violinos, o som de base mais baixo, e a guitarra de acompanhamento. 

É possível rastrear cada um desses conjuntos de notas para obras indianas. Até a maneira sussurrada em que Britney Spears canta a letra de sua canção lembra os vocais indianos. 

Conforme divulgado pelo Insider em matéria de 2020, as duas primeiras das três partes mencionadas anteriormente, vem da música tema de um filme hindu chamado “Ek Duuje Ke Liye”, ou seja, tratam-se de samples (quando o artista reutiliza os detalhes de uma música antiga como forma de homenagem ou até mesmo para criar novas canções). 

O longa conta a trágica história de dois amantes vivendo um romance proibido. Eles são de etnias diferentes, e possuem até mesmo línguas distintas, mas se apaixonam mesmo assim, para a frustração de suas respectivas famílias. 

Ek Duuje Ke Liye foi considerado um blockbuster em 1981, ano em que foi lançado, conseguindo arrecadar o equivalente a 1,4 milhões de dólares.

Sua música principal, chamada “Tere Mere Beech Mein”, possui os dois trechos que foram depois sobrepostos e na criação de Toxic. Os produtores da música de Britney, que provavelmente se encantaram pela combinação, optaram pela compra dos arranjos. 

Trecho de clipe da música "Tere Mere Beech Mein" / Crédito: Divulgação; Youtube 

James Bond 

Caso os violinos gritantes do instrumental da música de Spears não crie uma atmosfera com perigo e adrenalina suficientes - a origem da melodia, afinal, também tinha esse objetivo, ao retratar um casal que se encontra às escondidas - ainda existe o acompanhamento de guitarra, que vem da trilha sonora dos filmes de um dos mais famosos espiões da cultura pop: James Bond

Na época do primeiro filme do agente secreto, o Dr.No, em 1962, os instrumentos elétricos eram usados de maneira que houvesse uma “reverberação molhada” nas músicas, lembrando assim o som de ondas. 

Foi também esse estilo que o Dr.No adotou em sua trilha sonora, ao mesmo tempo que, porém, adicionava à guitarra um ar de suspense - isso porque esse gênero musical passava uma atmosfera alto astral e relaxada, enquanto um filme sobre um espião precisa deixar sua audiência tensa e atenta aos perigos vividos pelo protagonista. 

Fotografia de James Bond em Dr.No / Crédito: Divulgação/ Youtube 

Para tanto, Monty Norman, o compositor das músicas do longa que daria origem à saga de James Bond, utilizou a mesma sequência de notas de um trabalho antigo seu, apenas mudando o tom e os instrumentos para algo que fosse mais apropriado para a estética que procurava. 

Esse trabalho antigo, vale dizer, era uma adaptação da novela "A House for Mr. Biswas", uma história sobre imigrantes indianos. 

Em uma ironia do destino, até quando os produtores de Toxic tentaram dar um ar de suspense à la James Bond para a melodia construída, até então usando uma música hindu, eles apenas adicionaram outra influência indiana ao hit.

Veja o vídeo abaixo com as duas músicas uma ao lado da outra: