Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Astronomia

Saiba como acompanhar o Eclipse solar 'anel de fogo' nesta quinta-feira (10)

O fenômeno ocorreu pela última vez no ano de 2019 e pôde ser visto do continente asiático

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/06/2021, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eclipse observado no Japão em 2012 - Getty Images
Eclipse observado no Japão em 2012 - Getty Images

Na próxima quinta-feira, 10, ocorrerá um evento muito raro no céu: um eclipse anular, também conhecido como 'anel de fogo'. Aqui é importante relembrar que há três tipos de eclipses solares: o total, o parcial e o anular.

O primeiro ocorre quando a lua cobre totalmente a luz solar, de modo a projetar sua sombra sobre o planeta Terra, enquanto o segundo se dá quando a Lua não fica perfeitamente alinhada ao sol. Já o terceiro, que é o caso que ocorrerá nesta semana, é ainda mais curioso.

Eclipse solar em Jaffna, em 2019 / Crédito: Wikimedia Commons/ Rehman Abubakr

O fenômeno ocorre quando a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Como nosso satélite natural está um pouco mais distante da órbita do planeta, ele não cobre o Sol completamente, formando uma figura fantástica com os raios solares pelas bordas.

De acordo com o UOL, a última vez em que este espetáculo ocorreu foi no ano de 2019, mas pôde ser avistado apenas do continente asiático. Registros incríveis foram realizados no Sri Lanka, por exemplo, na ocasião.

Imagens do anel de fogo visto na Califórnia em 2012 / Crédito: Getty Images

De onde poderá ser visto

O eclipse da próxima quinta-feira poderá ser visto em países de outros continentes, mas apenas os situados no hemisfério norte, o que significa que, mais uma vez, os brasileiros não poderão observá-lo no céu. Somente quem se encontra no norte do Canadá, Rússia e Groelândia poderá contemplá-lo por completo.

Há ainda algumas regiões como parte dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia de onde as pessoas poderão ver o anel de fogo parcialmente.

Eclipse de Fogo observado no ano de 2012, nos EUA / Crédito: Getty Images

E o Brasil, AH?

Os brasileiros que quiserem acompanhar o fenômeno poderão vê-lo pelo YouTube, já que alguns canais realizarão transmissão ao vivo do evento, que será o único de 2021.

Conforme os cientistas, o fenômeno terá início às 5h12 no horário de Brasília e durará um curto período de tempo: cerca de 3 minutos e 51 segundos.

O próximo eclipse solar total deverá ocorrer no final deste ano, no dia 4 de dezembro. Já o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, ocorrerá somente em 2023.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

NASA Mission AS-506 Apollo 11 Owners' Workshop Manual: 50th Anniversary of 1st Moon Landing (Edição Inglês), de Christopher Riley e Philip Dolling (2019) - https://amzn.to/2AEMRbO

Moonfire - the epic journey of apollo 11 (Edição Inglês), de Colum Mccann (2020) - https://amzn.to/3ePsCqA

O Primeiro Homem: A vida de Neil Armstrong, James R. Hansen (Autor), Donaldson M. Garschagen (Tradutor), Renata Guerra (Tradutor), 2018 - https://amzn.to/2uiRp4x

Nenhum sonho está longe demais: Lições de vida de um homem que andou na lua, Ken Abraham (Autor), Buzz Aldrin (Autor), 2018 - https://amzn.to/2sJjAsM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W