Matérias » Entretenimento

Salto de 20 anos: veja o que muda na segunda fase de 'Pantanal'

O sucesso da Rede Manchete em 1990 recebe remake atualmente exibido na faixa das 21h da TV Globo

Wallacy Ferrari Publicado em 09/04/2022, às 11h00

Juma e Joventino nas duas versões de 'Pantanal'
Juma e Joventino nas duas versões de 'Pantanal' - Divulgação / Bloch / TV Globo

Encaminhando pra sua segunda semana de transmissão, o remake de 'Pantanal' transmitido pela TV Globo movimenta espectadores para rever o roteiro que fez sucesso na extinta Rede Manchete em 1990, e cativou o público com revelações da teledramaturgia acompanhadas de grandes paisagens e uma trama tipicamente brasileira.

Contudo, após a primeira fase do enredo, onde as histórias dos Marruás e Leôncios são explicadas, o encontro das famílias pantaneiras são marcados pela relação de Juma Marruá, interpretada por Alanis Guillen no remake, com Joventino Leôncio, atualmente encarnado pelo ator Jesuíta Barbosa.

Com a união dos dois membros mais jovens da família, inicia-se a segunda fase da trama, conhecida por diversas mudanças em um salto de 20 anos, contando com troca de atores nos personagens respeitando o envelhecimento, além de pontos-chave no enredo que interferem até mesmo no último capítulo da trama.

Visto que a nova versão da novela respeitará o roteiro original de 'Pantanal', desenvolvido por Benedito Ruy Barbosa, a virada de fase será marcada por um capítulo de transição, onde ocorre a morte do personagem Antero, além da perda desesperada de Mariana, esposa do falecido.

Com o óbito, a filha do falecido, Madeleine, induz o filho Joventino, resultado de um relacionamento breve que teve com o boiadeiro José Leôncio, a conhecer o pai pela primeira vez, viajando de jato até o pantanal e fotografando as belezas naturais. Apesar do desencontro cultural, é no novo local que ele conhece Juma.

Novos rumos

Visto que a nova versão da novela respeitará o roteiro original de 'Pantanal', desenvolvido por Benedito Ruy Barbosa, a virada de fase será marcada por um capítulo de transição, onde ocorre a morte do personagem Antero, além da perda desesperada de Mariana, esposa do falecido.

Com o óbito, a filha do falecido, Madeleine, induz o filho Joventino, resultado de um relacionamento breve que teve com o boiadeiro José Leôncio, a conhecer o pai pela primeira vez, viajando de jato do Rio de Janeiro até o pantanal e fotografando as belezas naturais. Apesar do desencontro cultural, é no novo local que ele conhece Juma.

De acordo com o portal Notícias da TV, a adaptação de Bruno Luperideveria originalmente apresentar a segunda fase um pouco depois, no entanto, a emissora carioca optou por reeditar os capítulos de maneira mais compacta para evitar uma possível fuga do público. Dessa força, a mudança é prevista para a próxima terça-feira, 12 de abril.